Midiamax/AB
O Estado de Mato Grosso do Sul perdeu 1.333 vagas de emprego no mês de outubro, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) publicados na sexta-feira (14) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Os setores que mais contribuíram para o saldo negativo do mês foram a construção civil, com menos 2.500 postos de emprego, e a agropecuária, com menos 203 vagas.
Na tabela de Evolução do Emprego Formal nos municípios sul-mato-grossenses com mais de 30 mil habitantes, a cidade de Coxim aparece na lista com 249 admissões e 179 demissões. Na sequência está Nova Andradina, com 453 contratações e 405 desligamentos.
Apesar da queda, o Estado registrou pior desempenho no mesmo período de 2011, quando houve a eliminação de 1.986 empregos celetistas.
Além de Mato Grosso do Sul, os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia também contabilizaram diminuição dos postos de emprego. Já os destaques positivos couberam a Alagoas, Ceará e Santa Catarina.
Para o ministro do MTE, Manoel Dias, o desempenho foi duramente impactado pelo clima de expectativa em torno da eleição, quando o país parou para votar e a crise apertou.