VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
11/10/2013 11:17:18
Mato Grosso do Sul tem o menor rebanho bovino, diz IBGE
Um dos aspectos das transformações do agronegócio em Mato Grosso do Sul foi confirmada em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada ontem.

Osvaldo Júnior/CE/PCS

\n \n \n \t Um dos aspectos das transformações do agronegócio em Mato Grosso do Sul\n foi confirmada em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e \n Estatística (IBGE) divulgada ontem.
Conforme a entidade, o Estado \n encerrou 2012 com o menor rebanho bovino dos últimos 15 anos. São 21,49 \n milhões de cabeças – retrocedendo na série histórica do IBGE, esse \n volume só supera o de 1998, quando havia nos campos sul-mato-grossenses \n 21,42 milhões de bovinos. A reportagem está na edição de hoje (11) do jornal Correio do Estado.\n \n \t Segundo a reportagem, desde\n 2003, quando o pecuária estava no ápice, o encolhimento do rebanho \n chega a 14%. No período, o Estado perdeu 3,5 milhões de animais.\n \n \t Para o analista de mercado pecuário da Rural Business, Júlio Brissac, a\n redução do rebanho resulta do descarte de matrizes. “A queda nos \n estoques bovinos vão continuar e vão ser ainda mais expressivas, pois \n junto com o atual abate forte de fêmeas, vão ser geradas sequelas ainda \n mais fortes nos estoques bovinos do Brasil a partir de 2014”, alerta o \n especialista.\n \n