VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
03/04/2016 10:42:00
Minha Casa, Minha Vida já responde por 56,8% do crédito em Mato Grosso do Sul

Correio do Estado/AB

Os financiamentos pela linha do Minha Casa Minha Vida responderam por 56,83% do montante de crédito imobiliário disponibilizado em Mato Grosso do Sul no primeiro bimestre deste ano. No mesmo período de 2015, o programa respondia por 32,6% do total de crédito liberado. A representação do segmento imobiliário popular cresce em meio a crise que afeta diversos setores da economia e vem restringindo a oferta de crédito para outras modalidades, com aumento das taxas de juros e mais exigências.

“O mercado está andando, mas não está uma maravilha, está devagar. Os imóveis dentro do Minha Casa Minha Vida são os que mais vendem porque são a linha de crédito que tiveram menos mudanças (nas condições de financiamento), então, as pessoas ainda conseguem comprar”, explica o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi), Marcos Augusto Netto.

Mas o aumento da participação dos financiamentos do Minha Casa Minha Vida no montante não significa que o setor está crescendo, mas sim é reflexo da redução das demais linhas. De acordo com a Caixa Econômica Federal, entre janeiro e fevereiro, foram R$ 81,1 milhões liberados, enquanto que no mesmo período de 2015 foram R$ 81,6 milhões (queda de 0,6%) para o programa.