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Economia
11/03/2013 12:00:37
Páscoa deve injetar R$ 107 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul
Sobre o sentido da data, mais de 48% dos entrevistados afirmaram que a Páscoa é uma festa do renascimento cristão e em família.

Midiamax/AB

\n \n A pesquisa sazonal de consumo do Instituto de Pesquisa da\n Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (IPF),\n em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros,\n aponta que neste ano a Páscoa deve movimentar R$ 107,4 milhões em Mato Grosso do Sul,\n volume 9% maior que em 2012. “Isso porque mais consumidores vão às compras e o\n valor médio de gastos também aumentou”, explica o presidente da Fecomércio MS,\n Edison Ferreira de Araújo, lembrando que a injeção econômica é maior quando\n considerado que as festas em família e as viagens deverão ativar as demais\n atividades de hospedagem, alimentação e bebidas. \n \n De acordo com a\n pesquisa, neste ano 86% dos consumidores declararam que vão às compras, contra\n 80% em 2012 e o valor médio gasto de R$ 71,00 passou a R$ 78,00, combinação que\n fez a previsão de movimentação econômica passar de R$ 90,7 milhões a R$ 107,4\n milhões. \n \n Cada consumidor\n deve comprar, em média, dois presentes e 53% dos consumidores apontam que vão\n comprar em\n supermercados. Mais de 50% pretendem comprar ovos de\n chocolate; 19,6% mencionaram caixas de bombom; 11,7% chocolate caseiro; 10,7%\n barra de chocolate e 7,9% estavam indecisos. O chocolate caseiro foi citado por\n quase 12% dos entrevistados, o que indica que o comércio informal deve\n movimentar R$ 12 milhões no Estado. \n \n Em relação aos\n preços, 46% dos consumidores acreditam que estão mais altos e 63% pretendem\n pagar à vista com dinheiro. Os cartões de débito, considerados compra à vista,\n serão utilizados por 18% dos compradores e o cartão de crédito por outros 25%.\n O que subiu muito foi à indicação do uso de cheques, saltando de menos de 1% em\n 2012 para 8% neste ano. Este destaque foi apontado em Aquidauana, Paranaíba e\n São Gabriel do Oeste para o cheque pré-datado, talvez caracterizando uma\n modalidade de negócio mais usual nestas cidades. \n \n Os principais\n fatores de decisão de compra nesta Páscoa serão as marcas dos produtos (22%) e\n o desconto no preço ou a promoção de venda (21%). Isto esta relacionado à forma\n de pagamento. Se paga à vista, mas se tem que perceber o valor do produto\n reduzido pelo desconto ou a promoção. \n \n Sobre o consumo\n de pescado, mais 51% dos compradores irão comer peixes, dos quais 78%\n consumirão peixe fresco e 22% peixe seco. A pesquisa também mostrou que a\n maioria dos sul-mato-grossenses vai passar a Páscoa em suas cidades,\n movimentando a economia local. Quase 62% não irão viajar e apenas 12% ainda não\n sabem se sairão das suas cidades. Aqueles que deverão viajar 37% deverão ir\n para propriedades rurais ou beira de rios, 24% irão para outras cidades no\n interior e 14% virão para Campo Grande. Apenas 20% deverão deslocar-se para\n fora do MS. \n \n Sobre o sentido\n da data, mais de 48% dos entrevistados afirmaram que a Páscoa é uma festa do\n renascimento cristão e em família. \n \n A pesquisa ouviu\n 2.003 consumidores entre os dias 1 e 8 de março em 13 cidades do Estado que\n juntas representam 67% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. \n \n nbsp;\n \n \n \n \n