VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
17/12/2012 09:00:00
Pecuária é setor com maior potencial para emprego verde, aponta Ipea
A pecuária é o setor com o maior potencial para empregos verdes, tanto do ponto de vista ocupacional (o tipo de atividade dos trabalhadores) quanto do setorial (relativo ao que é produzido pelo setor).

Agência Brasil/HJ

\n \n A pecuária é o setor com o maior potencial para empregos verdes,\n tanto do ponto de vista ocupacional (o tipo de atividade dos trabalhadores)\n quanto do setorial (relativo ao que é produzido pelo setor).
Mais de 85% dos\n postos nessa área têm a possibilidade de minimizar os impactos no meio ambiente\n de alguma forma, o que corresponde a cerca de 432 mil empregos, dos mais de 504\n mil empregos totais no setor. Os dados são do estudo Radar: Tecnologia,\n Produção e Comércio Exterior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada\n (Ipea), divulgado hoje (17). \n \n De acordo com o Programa das Nações Unidas\n para o Meio Ambiente (Pnuma), os empregos verdes são aqueles que contribuem\n para preservação ou recuperação do meio ambiente. As atividades são voltadas à\n proteção de ecossistemas e da biodiversidade com a redução do consumo de\n energia, de materiais e de água por meio de estratégias de eficiência.\n \n De um modo geral, o Ipea identificou que\n as áreas em que há maior possibilidade de geração de empregos verdes são as\n relacionadas à agricultura ou a algum tipo de atividade no meio rural, como\n lavouras permanentes, temporárias e a floricultura – todos grupos citados no\n estudo.\n \n No Brasil, há cerca de 3 milhões de\n empregos verdes, 6,6% do total de postos formais, segundo o Departamento de\n Criação de Empregos e Empresas Sustentáveis da Organização Internacional do\n Trabalho (OIT). Segundo o Ipea, a organização internacional estima que esses\n trabalhos cresçam mais rapidamente do que os demais no mercado brasileiro. A\n oferta dos postos aumentou 26,7% nos últimos cinco anos, contra alta de 25,3%\n em outros setores.\n \n No estudo, o instituto ainda utilizou\n informações da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade\n (Abraps), cujos dados apontam que 26% das instituições pesquisadas pretendem\n aumentar o quadro de profissionais de sustentabilidade ainda em 2012.\n \n Diferentemente dos setores\n com potencial verde, os relacionados à fabricação de produtos químicos, à\n metalurgia, à produção de cimento e de celulose são áreas com intensa possibilidade\n de prejuízo ao meio ambiente, especialmente devido aos altos níveis de consumo\n de energia (eletricidade e combustível) e água.\n \n \n \n \n