R7/LD
A Caixa Econômica Federal liderou em setembro, pelo terceiro mês seguido, o ranking de reclamações de clientes de grandes instituições financeiras do País, informou o Banco Central nesta quinta-feira (15).
O banco estatal teve índice 10,88. O indicador leva em conta queixas consideradas procedentes em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão. No mês anterior, o índice da Caixa tinha sido de 10,94.
Os assunto mais recorrentes entre as 842 queixas de clientes consideradas válidas pelo BC contra a Caixa foram por irregularidades relativas a cartões de crédito (232), serviços (132) e débitos em conta não autorizados (106).
O Itaú Unibanco subiu da terceira para a segunda posição entre os bancos mais citados nas reclamações dos clientes, com índice 7,69 e 458 reclamações, seguido por Santander Brasil , com índice 7,29.
O HSBC, comprado recentemente pelo Bradesco , ficou em quarto, com índice 6,08, seguido pelo Banco do Brasil , com 4,7. O Bradesco, vice líder em reclamações no mês passado, não apareceu na lista do BC desta vez. O ranking considera apenas bancos com mais de 2 milhões de clientes.
Em nota, o Itaú Unibanco afirmou que tem trabalhado para simplificar processos e reduzir a quantidade de reclamações.
A Caixa não respondeu de imediato a pedidos de comentários.