VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
16/11/2012 09:00:00
Petrobras bate recorde de entrega de gás natural em outubro
No dia 11 de outubro, a empresa disponibilizou ao mercado 49,6 milhões de metros cúbicos, alcançando um recorde histórico diário na vazão.

CGNews/HJ

\n \n A\n Petrobras informou hoje (16) ter alcançado recorde em outubro, pelo segundo mês\n consecutivo, na entrega anual, mensal e diária de gás natural ao\n mercado brasileiro. No mês passado, a petrolífera entregou 45,1 milhões de\n metros cúbicos do produto por dia. No dia 11 de outubro, a empresa\n disponibilizou ao mercado 49,6 milhões de metros cúbicos, alcançando um recorde\n histórico diário na vazão.\n \n De\n janeiro a outubro, a entrega média diária foi 42,2 milhões de metros cúbicos –\n aumento de 14% em comparação à média diária dos primeiros dez meses de 2011,\n com 37 milhões de metros cúbicos por dia.
\n Em nota, a empresa atribuiu o resultados positivo a “uma série de\n investimentos” em projetos de produção de gás natural do Plano de Antecipação\n da Produção de Gás (Plangás). “Desde 2008, vários novos campos começaram a\n produzir, no âmbito do Plangás, com destaque para os campos de gás não\n associado de Canapu e Camarupim, no Espírito Santo; e de Mexilhão, Uruguá e\n Tambaú, na Bacia de Santos. O início das operações da Unidade de Tratamento de\n Gás de Caraguatatuba e do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no estado de São\n Paulo, também contribuiu para este resultado”, diz a .\n \n A\n estatal ainda destacou, como fator que contribuiu para alcançar o recorde, o\n incremento da entrega de gás para a geração de energia na termoelétrica da\n Região Norte; a elevação da produção do Campo de Lula, produzindo gás associado\n de reservatórios do pré-sal na Bacia de Santos; e o êxito do Programa de\n Otimização do Aproveitamento de Gás Natural (Poag 2015), que tem permitido\n melhora do desempenho das unidades operacionais das regiões Sul e Sudeste.\n \n Implantado a partir de 2010 para elevar o\n aproveitamento de gás na exploração e produção, o Poag 2015 possibilitou à\n Petrobras aproveitamento de 91,5% do gás associado ao petróleo, até outubro de\n 2012. O valor é superior ao recorde anual de aproveitamento de gás de 2011, que\n foi 89,2%.\n \n \n \n \n