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Economia
14/07/2014 09:00:00
Preços ao consumidor da 3ª idade sobem menos
Quatro das oito classes de despesa componentes do IPC-3i registraram queda em suas taxas de variação do primeiro para o segundo trimestre do ano.

Agência Brasil/AB

\n \n \n \t A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade\n (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias \n majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, \n subiu menos do que o Índice de Preços ao Consumidor para o total do país\n (IPC-BR), no resultado acumulado dos últimos doze meses (a taxa \n anualizada). Enquanto o IPC-BR subiu nos últimos doze meses 6,55%, o \n IPC-3i acumulou alta de 6,42%, resultado 0,13 ponto percentual menor.\n \n \t Segundo dados divulgados hoje (14), pelo Instituto Brasileiro de \n Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas, na passagem do primeiro para\n o segundo trimestre de 2014, a taxa do IPC-3i caiu 0,60 ponto \n percentual, passando de 2,30% para 1,70%. Apesar da queda, a inflação \n para os consumidores da terceira idade foi maior no terceiro trimestre \n deste ano, quando comparada com o IPC-BR, que fechou o período abril, \n maio e junho com alta acumulada de 1,64%.\n \n \t Quatro das oito classes de despesa componentes do IPC-3i registraram \n queda em suas taxas de variação do primeiro para o segundo trimestre do \n ano. A principal contribuição partiu do grupo alimentação, cuja taxa \n passou de 4,31% para 1,31%. O item que mais influenciou o comportamento \n desse grupo de despesa foi hortaliças e legumes, que variou -7,70%, no \n segundo trimestre, ante 30,42%, no anterior.\n \n \t Também contribuíram para a queda do IPC-3i, do primeiro para o segundo \n trimestre do ano, os grupos educação, leitura e recreação (3,69% para \n 0,11%); transportes (1,59% para 0,76%); e despesas diversas (3,60% para \n 2,46%).\n \n \t Para cada uma dessas classes de despesa, houve queda também nas \n passagens aéreas (16,95% para -22,58%), automóvel novo (2,34% para \n 0,84%) e cigarros (8,05% para -0,05%).\n \n \t Em contrapartida, três classes de despesa apresentaram acréscimo nas \n taxas de variação: saúde e cuidados pessoais (1,37% para 2,73%); \n vestuário (0,71% para 1,92%); e habitação (2,13% para 2,16%).\n \n \t Já o grupo comunicação repetiu a taxa de variação registrada na última \n apuração, 0,19%. As principais influências para alta ou baixa partiram \n dos seguintes itens: tarifa de telefonia residencial (-0,51% para \n -0,10%) e pacotes de telefonia fixa e internet (1,52% para 0,54%).\n \n