VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
08/03/2016 10:13:00
Receita libera hoje novo lote de restituições do IR

O Globo/LD

A Receita Federal libera às 9h desta terça-feira um novo lote de restituições do Imposto de Renda de pessoas físicas que ficaram na malha fina entre 2008 e 2015. O crédito bancário para 36.510 contribuintes será realizado no próximo dia 15, totalizando R$ 110 milhões.

A maior parte das restituições é referente ao IR entregue no ano passado. Um total de 23.164 pessoas receberá mais de R$ 68 milhões, com taxa de correção de 11,85%.

Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (146). A Receita também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IR de de pessoa física e a situação no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) .

Os contribuintes que continuam na malha fina devem consultar o Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), onde é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

A restituição ficará disponível nos bancos durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requer o crédito do valor por meio da internet, mediante o formulário eletrônico de Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Já a entrega do IR deste ano já está aberta e o prazo termina no dia 29 de abril.