VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
28/12/2012 10:46:00
Tarifa de navegação aérea será reduzida em 2013
O Ministério da Defesa determinou a redução das tarifas de navegação aérea para 2013 em voos domésticos e internacionais.

Agência Brasil/HJ

\n \n O\n Ministério da Defesa determinou a redução das tarifas de navegação aérea para\n 2013 em voos domésticos e internacionais. Com a medida, os valores serão\n reduzidos a cerca da metade dos praticados atualmente, variando de 45% a 57%.
Eles passam a vigorar a partir de 1º de janeiro e as tarifas não poderão ser\n alteradas até 31 de dezembro de 2012.
A portaria com a decisão foi publicada hoje (28) no\n Diário Oficial da União.\n \n Sofreram\n ajustes a Tarifa de Uso das Comunicações e dos auxílios Rádio à Navegação Aérea\n em Área de Controle de Aproximação (TAT APP) e a Tarifa de Uso das Comunicações\n e dos auxílios Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aeródromo (TAT\n ADR).
A primeira é cobrada pela utilização dos serviços, instalações, auxílios\n e facilidades disponibilizados para controle de aproximação e a segunda pelos\n serviços de informações de voo de aeródromo. Ambas são pagas pela companhia\n aérea ou pelo operador da aeronave por manobra realizada.\n \n Os\n valores variam de acordo com o porte dos aeroportos e com a capacidade de carga\n das aeronaves. No dia 20 deste mês, a presidenta Dilma Rousseff manifestou o\n interesse em atrair para o Brasil as maiores operadoras aeroportuárias do mundo\n – ao anunciar que só concorrerão à concessão dos aeroportos do Galeão, no Rio de\n Janeiro, e de Confins, em\n Belo Horizonte, consórcios que tenham empresas com\n experiência em terminais aéreos com movimentação mínima de 35 milhões de\n passageiros por ano.
Uma das estratégias anunciadas seria a alteração das\n tarifas aeroportuárias e a isenção de pequenos aeroportos - com movimento de\n até 1 milhão de passageiros por ano.\n \n \n \n \n