VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
13/11/2012 11:52:45
Temporada de Natal deve gerar 155 mil empregos temporários
A mão-de-obra, 5,5% maior do que o verificado em 2011, será aproveitada pelo comércio (75%) e pela indústria (25%).

Terra/HJ

\n \n Os meses de novembro e\n dezembro registram aumento no número de contratações temporárias, impulsionado\n pelas vendas de Natal. Na temporada de 2012, 155 mil postos de trabalho devem\n ser abertos em todo País.
A mão-de-obra, 5,5% maior do que o verificado em 2011, será\n aproveitada pelo comércio (75%) e pela indústria (25%).
\n
\n Com o incremento do 13º salário e redução de juros bancários, as vagas serão\n preenchidas em comércio de rua, shoppings e supermercados, aponta pesquisa\n encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis\n e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadoras\n de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo\n (Sindeprestem).
Na indústria, os empregos temporários estão nas áreas de bens\n de consumo como alimentos, bebidas, brinquedos, eletrônicos, vestuário e papel.\n
\n
\n O momento é bom para quem busca a primeira colocação profissional, já que a\n expectativa é que 20% das vagas sejam preenchidas por jovens sem experiência.\n "O trabalho temporário tem uma importante função social, pois permite que\n jovens sem experiência vivenciem a rotina de trabalho e adquiram\n conhecimento", diz Vander Morales, presidente do Sindeprestem.
\n
\n Uma boa notícia é que, dos milhares de contratos temporário previstos, 15% têm\n chance de efetivação, o que representa 23 mil brasileiros, revela a pesquisa.\n "Para ser efetivado é preciso demonstrar dedicação e interesse em ajudar e\n aprender. Agilidade também conta, pois no período que antecede o Natal, a rotina\n é agitada e o funcionário tem que ter jogo de cintura", recomenda Jismália\n de Oliveira Alves, presidente da Asserttem.
\n
\n Perfil das vagas
\n Sete cargos chamam a atenção dos recrutadores do comércio para o período:\n analista de crédito, atendimento, crediário, embalador, estoquista, etiquetador\n e vendedor.
De acordo com a pesquisa, a remuneração pode chegar a R$ 1.055, com\n direito a vale-transporte e vale-refeição, além de possíveis prêmios por metas\n atingidas. Para candidatar-se é necessário ter ensino fundamental ou médio\n completo, facilidade de comunicação, habilidade para o trabalho em equipe e bom\n atendimento.Homens com idade entre 18 e 39 anos representam 53% das\n contratações, contra 47% de mulheres.
\n
\n Na indústria, os salários são maiores, alcançando R$ 1.390, mais benefícios. As\n aberturas serão, principalmente para auxiliar administrativo, auxiliar de\n departamento financeiro, motorista, nutricionista, operador de empilhadeira e\n técnico em manutenção industrial.
Espera-se que 68% das vagas sejam ocupadas\n por homens e 32% por mulheres, ambos com ensino médio completo e cursos\n específicos em suas áreas.
\n
\n Mapa da mina
\n Responsável por 51,87% das vagas abertas em todo o Brasil, a região Sudeste\n terá 80.399 novos empregados na temporada de Natal desse ano.
O estado de São\n Paulo se consagra como o maior gerador de oportunidades, sendo 46.299. Na\n sequência aparecem Minas Gerais (16.957) e Rio de Janeiro (14.229).
\n
\n Fora da região, Paraná (10.525), Rio Grande do Sul (9.595), Bahia (6.076) e\n Goiás (5.875) se destacam na distribuição de postos de trabalho. O pior\n resultado é do estado de Roraima, com apenas 171 oportunidades.\n \n \n \n \n