Economia
02/01/2014 09:00:00
Terminal de Rondonópolis está preparado para escoar a safra de Mato Grosso
A América Latina Logística (ALL) está preparada para o escoamento da safra mato-grossense de grãos 2013/14 pelos terminais ferroviários que transportam os produtos do estado até o Porto de Santos.
24HNews/PCS
A América Latina Logística (ALL) está preparada para o\n escoamento da safra mato-grossense de grãos 2013/14 pelos terminais\n ferroviários que transportam os produtos do estado até o Porto de Santos.
Com a\n inauguração de mais sete tombadores e mais 60 mil toneladas de armazenagem de\n grãos no Terminal da ALL em Rondonópolis, a companhia passou a operar com 70% a\n mais de capacidade de descarga rodoviária, o que melhora o giro dos caminhões\n no Terminal e a produtividade de carregamento ferroviário.\n \n \n \n Os sete tombadores funcionam simultaneamente, com autonomia\n de descarga de 70 caminhões por hora, um total de 1.500 caminhões por dia. Além\n do Terminal da ALL, também já está em operação o Terminal da Noble dentro do\n Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR) para descarga rodoviária.
Para 2014,\n está prevista a construção de outros Terminais no Complexo, incrementando ainda\n mais a capacidade estática e a produtividade na recepção de caminhões\n (tombadores). A previsão é que somente pelo CIR sejam escoados mais de 10\n milhões de toneladas de grãos por ano.\n \n \n \n Segundo o gerente de Terminais da ALL em Mato Grosso,\n Ivandro Paim, a ferrovia é o meio mais eficiente para levar grãos até os\n portos. O terminal de Rondonópolis vai ajudar muito no escoamento da safra do\n estado, aumentando a área de armazenagem que é escassa na região. Estamos\n preparados para receber a próxima safra, com capacidade de carregamento de 120\n vagões a cada 3,5 horas, disse.\n \n \n \n Além de aumentar a capacidade estática de descarga\n rodoviária e de carregamento ferroviário no terminal de Rondonópolis, a ALL\n também tem trabalhado para garantir um fluxo compatível de caminhões na\n rodovia. No início de 2013 foi desenvolvido e implantado um Sistema de\n Agendamento Rodoviário para que a chegada de caminhões seja cadenciada e de\n acordo com a capacidade de todo o sistema (porto, ferrovia e terminal). É\n liberada uma quantidade diária limitada de senhas para o agendamento da chegada\n de caminhões no Terminal, impedindo a geração de fila nas rodovias.\n \n \n \n O gerente destaca que por meio do Sistema a ALL está\n conseguindo melhorar o planejamento logístico, e otimizar o giro dos caminhões\n e o carregamento dos vagões no terminal. Isso reduz o tempo de espera dos\n motoristas para descarregar e evita filas.
"Estamos fazendo a nossa parte\n para que o escoamento da safra seja um sucesso, no entanto, para que tudo\n funcione corretamente precisamos do envolvimento de todos, ou seja, empresas,\n caminhoneiros e seus sindicatos, prefeitura, governos federal e estadual, entre\n outros, garantido assim que o Terminal possa executar sua real capacidade,\n concluiu Ivandro Paim.\n \n \n
Com a\n inauguração de mais sete tombadores e mais 60 mil toneladas de armazenagem de\n grãos no Terminal da ALL em Rondonópolis, a companhia passou a operar com 70% a\n mais de capacidade de descarga rodoviária, o que melhora o giro dos caminhões\n no Terminal e a produtividade de carregamento ferroviário.\n \n \n \n Os sete tombadores funcionam simultaneamente, com autonomia\n de descarga de 70 caminhões por hora, um total de 1.500 caminhões por dia. Além\n do Terminal da ALL, também já está em operação o Terminal da Noble dentro do\n Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR) para descarga rodoviária.
Para 2014,\n está prevista a construção de outros Terminais no Complexo, incrementando ainda\n mais a capacidade estática e a produtividade na recepção de caminhões\n (tombadores). A previsão é que somente pelo CIR sejam escoados mais de 10\n milhões de toneladas de grãos por ano.\n \n \n \n Segundo o gerente de Terminais da ALL em Mato Grosso,\n Ivandro Paim, a ferrovia é o meio mais eficiente para levar grãos até os\n portos. O terminal de Rondonópolis vai ajudar muito no escoamento da safra do\n estado, aumentando a área de armazenagem que é escassa na região. Estamos\n preparados para receber a próxima safra, com capacidade de carregamento de 120\n vagões a cada 3,5 horas, disse.\n \n \n \n Além de aumentar a capacidade estática de descarga\n rodoviária e de carregamento ferroviário no terminal de Rondonópolis, a ALL\n também tem trabalhado para garantir um fluxo compatível de caminhões na\n rodovia. No início de 2013 foi desenvolvido e implantado um Sistema de\n Agendamento Rodoviário para que a chegada de caminhões seja cadenciada e de\n acordo com a capacidade de todo o sistema (porto, ferrovia e terminal). É\n liberada uma quantidade diária limitada de senhas para o agendamento da chegada\n de caminhões no Terminal, impedindo a geração de fila nas rodovias.\n \n \n \n O gerente destaca que por meio do Sistema a ALL está\n conseguindo melhorar o planejamento logístico, e otimizar o giro dos caminhões\n e o carregamento dos vagões no terminal. Isso reduz o tempo de espera dos\n motoristas para descarregar e evita filas.
"Estamos fazendo a nossa parte\n para que o escoamento da safra seja um sucesso, no entanto, para que tudo\n funcione corretamente precisamos do envolvimento de todos, ou seja, empresas,\n caminhoneiros e seus sindicatos, prefeitura, governos federal e estadual, entre\n outros, garantido assim que o Terminal possa executar sua real capacidade,\n concluiu Ivandro Paim.\n \n \n