Midiamax/LD
Estudantes de escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul, de Três Lagoas, a 326 quilômetros de Campo Grande, conquistaram medalha de ouro e prata na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Outros cinco alunos também receberam menção honrosa pelo desempenho no campeonato.
A escola está entre as instituições referência no programa Escola 2030 e coleciona medalhas nas olimpíadas educativa desde 2006. Samara Vitória Market Uehara, que concluiu o Ensino Fundamental II, embora seja uma veterana medalhista, em dois anos consecutivos, esta é a primeira medalha do campeonato de matemática. No ano passado, ela conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Já o estudante João Pedro dos Santos Rosa, que no ano passado recebeu menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências, conquistou a medalha de prata na OBMEP. Concluído o Ensino Médio na EE Fernando Corrêa, ele está comemorando mais uma conquista em 2022, pois acaba de ser aprovado em Engenharia Elétrica, da UNESP. A diretora adjunta Selma França Vieira enfatiza, “os estudantes se empenham muito em todas as atividades da escola, conquistam suas medalhas e terão um futuro brilhante pela frente”.
Outros estudantes que receberam menções honrosas: Itamar de Azevedo Ferreira Júnior, Maria Clara Miranda de Lima, Sthefany Vitória Rodrigues da Silva, Pablo Felipe dos Santos e Vítor Silva Amâncio. Entre os quais não podemos deixar de destacar outro veterano, o estudante Pablo Felipe dos Santos, aprovado para o 2º ano do Ensino Médio, foi medalhista desde o 6º ano por três anos consecutivos. Com esse desempenho exemplar, Pablo e Samara foram bolsistas do Programa de Iniciação Científica.
A diretora Sonia Maria Terezinha Barbosa comemorou orgulhosa a conquista dos discentes, “parabenizo a todos os estudantes pelos excelentes resultados, aos pais, professores, coordenadoras e todos os envolvidos, pois todos temos muito orgulho dos frutos colhidos a partir de todo o trabalho realizado”.
De acordo com a articuladora do programa global Escolas2030 Lucy Nakamura, “a gestão quando trabalha com a metodologia de corresponsabilização da aprendizagem e junto com toda a comunidade escolar desenvolve essa visão voltada para a qualidade de ensino, é capaz de possibilitar que os jovens alcancem os seus objetivos e sonhos, tendo a Educação como referência”, enfatiza.