Da assessoria/SF
A gerente de Educação de Sonora, Sonia Stucki Alves, destacou a importância do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), na manhã desta quinta-feira (02), durante formatura de 300 crianças.
Ela aposta que trabalhar as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas, enfatizando os riscos decorrentes da dependência química, vai fazer a diferença na vida dessas crianças. A gerente lembrou que, paralelamente, os pais e os responsáveis também são orientados para ensinar os filhos resistirem às drogas.
“Estamos fortalecendo a autoestima das nossas crianças e adolescentes, ensinando-as valorizar a vida, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência”, garantiu Sonia.
O Proerd é aplicado pelo 5º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em parceria com a prefeitura de Sonora. Durante a solenidade, o prefeito Yuri Valeis (PSDB), que cumpre agenda fora da cidade, foi representado pelo chefe de Gabinete, Francisco Deuzimar Lima, que reforçou a parceria por parte do município.
“Essa parceria está crescendo. Além do Proerd, agora seremos parceiros no programa Bom de Bola, Bom na Escola, que vai levar a prática de esportes, como o futebol, e aulas de cidadania, assim como a importância dos estudos e da família”, ponderou Deuzimar.
Para o presidente da Câmara de Sonora, Ezequiel Reginaldo dos Santos (PDT), esses programas sensibilizam as crianças e os adolescentes para valores morais e éticos, transformando os mesmos em agentes construtores de uma sociedade sadia.
Em Sonora as aulas foram ministradas pelos instrutores Célio Roberto da Silva e Robison Lima da Cruz, ambos soldados da Polícia Militar. De acordo com eles, os alunos formados são estudantes do 5º ano das escolas públicas e privadas.
Além dos citados, participaram da solenidade o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Tony Audry Zerlote, o comandante de Polícia Comunitária e Projetos Sociais, coronel Alírio Villasanti, o chefe de Operações do 5º BPM, major Sidney Pinto de Arruda, do comandante da PM de Sonora, tenente Marcio Felice Ribas Junior, do Juiz de Direito da Jessé Cruciol Junior, e do representante do Conselho Comunitário de Segurança, Rafael de Lemos, que também é vereador, assim como do padre Fábio Antunes do Nascimento e demais vereadores.