Educação
20/01/2013 09:25:26
Aumenta a procura por aula de idioma à distância
Com o desenvolvimento tecnológico, cursos a distância se tornam opção cada vez mais viável e democrática para disseminar o aprendizado entre os 44,7 milhões de usuários residenciais ativos de internet no Brasil.
Folha/HJ
\n \n Com\n o desenvolvimento tecnológico, cursos a distância se tornam opção cada vez mais\n viável e democrática para disseminar o aprendizado entre os 44,7 milhões de\n usuários residenciais ativos de internet no Brasil. \n \n De\n acordo com André Marquês, diretor-geral da escola on-line de idiomas\n Englishtown, a popularização da internet e o aumento da confiança dos usuários\n contribuíram para o crescimento acelerado no número de alunos. "Crescemos\n 50% por ano nos últimos cinco anos. Hoje temos 150 mil alunos no país." \n \n A\n Associação Brasileira de Educação à Distância não possui dados sobre a oferta\n de ensino de idiomas a distância. "Em uma consulta rápida na internet é\n possível encontrar mais de 40 ofertas, entre as gratuitas e as pagas", diz\n Renato Bulcão, da Comissão de Ética da associação. As mensalidades variam de R$\n 60 a R$\n 200 por mês. \n \n Para\n Piri Szabo, gerente da Pearson, empresa que edita material didático, o mercado\n está muito aquecido. \n \n "As\n instituições educacionais estão investindo em cursos com diferentes formatos,\n plataformas e metodologias." \n \n Um\n exemplo dessa tendência de ensino foi o programa Inglês sem Fronteiras, lançado\n pelo MEC (Ministério da Educação) em dezembro do ano passado. O programa é\n voltado para a oferta de cursos de língua inglesa a estudantes candidatos do\n programa público de intercâmbio universitário Ciência sem Fronteiras. Até 2014,\n cerca de 500 mil alunos de ensino superior devem ser atendidos. \n \n De\n acordo com Szabo, os jovens são os que mais buscam cursos a distância. \n \n Apesar\n do avanço, as escolas à distância têm alto índice de evasão. "Porque [o\n curso] está sempre disponível, a pessoa pode acabar relaxando. A grande\n limitação do aprendizado está na disciplina", diz Pupo Neto, da escola\n on-line Open English. \n \n ALTERNATIVA
\n Para quem tem resistência em relação às aulas exclusivamente on-line, existe a\n opção de cursos semipresenciais. O analista de investimentos Gabriel De La Rocha, 25, sempre foi\n fascinado pela cultura da eficiência alemã e acabou escolhendo o alemão como o\n terceiro idioma estrangeiro -ele já tinha estudado inglês e espanhol. \n \n Por\n causa da falta de horários disponíveis para ir à escola, optou pelo curso\n semipresencial do Instituto Goethe. Por semestre, tem oito aulas presenciais,\n aos sábados à tarde. "Nas aulas presenciais a gente podia praticar melhor\n a dicção e a agilidade de pensamento." \n \n Em\n seis meses, ele diz ter conseguido aprender o equivalente a um ano de conteúdo\n de aula presencial. \n \n "Acabou\n saindo mais barato", diz o analista. Nas férias deste ano, planeja ir à\n Oktoberfest, em Munique. \n \n \n \n \n
\n Para quem tem resistência em relação às aulas exclusivamente on-line, existe a\n opção de cursos semipresenciais. O analista de investimentos Gabriel De La Rocha, 25, sempre foi\n fascinado pela cultura da eficiência alemã e acabou escolhendo o alemão como o\n terceiro idioma estrangeiro -ele já tinha estudado inglês e espanhol. \n \n Por\n causa da falta de horários disponíveis para ir à escola, optou pelo curso\n semipresencial do Instituto Goethe. Por semestre, tem oito aulas presenciais,\n aos sábados à tarde. "Nas aulas presenciais a gente podia praticar melhor\n a dicção e a agilidade de pensamento." \n \n Em\n seis meses, ele diz ter conseguido aprender o equivalente a um ano de conteúdo\n de aula presencial. \n \n "Acabou\n saindo mais barato", diz o analista. Nas férias deste ano, planeja ir à\n Oktoberfest, em Munique. \n \n \n \n \n