G1/LD
Cerca de 40 estudantes brasileiros das universidades Harvard, Yale e Stanford, nos Estados Unidos, vão oferecer mentoria gratuita a alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares. A segunda edição do Brasilitas tem inscrições abertas até o dia 31, e, segundo os jovens, cerca de 20 projetos serão contemplados com a mentoria gratuita.
O objetivo do programa, de acordo com os mentores voluntários, não é ajudar alunos do ensino médio a conseguir uma vaga de graduação em universidades americanas, mas oferecer a experiência dos brasileiros que estudam lá fora no desenvolvimento de projetos no Brasil.
Segundo Gabriel Saruhashi, um dos mentores da edição de 2016 do programa, todas as mentorias serão oferecidas de forma gratuita. O programa, que no ano passado teve a participação apenas de estudantes de Harvard, agora conta com o apoio dos clubes de brasileiros de Harvard, Yale e Stanford, além de outras organizações. Os estudantes tentam buscar patrocínio para gastos com o desenvolvimento dos projetos.
Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e produzir três redações, além de produzir um curto vídeo "vendendo" a ideia de projeto. Segundo os organizadores, também podem participar estudantes que já tenham algum projeto em andamento.