VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
25/09/2019 08:51:00
Conheça os documentos necessários no Exame de Seleção 2020 do IFMS

Da assessoria/LD

Você sabe quais os documentos necessários para fazer o Exame de Seleção 2020, prova para ingresso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)?

Para fazer a inscrição é obrigatório que o candidato informe o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O CPF do pai ou da mãe não são aceitos. Já no dia da prova, será preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Caso o estudante não possua algum desses documentos, ainda dá tempo de providenciar e fazer a inscrição.

É fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

CPF

Os estudantes menores de 16 anos que ainda não têm o documento podem fazer o CPF em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios.

O interessado deve apresentar o RG ou certidão de nascimento e estar acompanhado dos pais, tutores ou responsáveis, que também precisam ter os documentos pessoais em mãos.

Aqueles que já têm mais de 16 anos e possuem título de eleitor, podem solicitar o CPF na página da Receita Federal.

Documento oficial com foto - O RG (Registro Geral) é o mais comum, mas também podem ser utilizados outros documentos de identificação, como:

  • passaporte;

  • certificado de reservista;

  • carteira funcional expedida por órgão público;

  • carteira de trabalho;

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

Quem ainda não tem o RG deve agendar o atendimento nos Postos de Identificação, na página da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A primeira emissão do documento é gratuita.

Inscrições

Devem ser feitas até 6 de novembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro.

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição.

O candidato também deve informar se irá concorrer dentro das vagas ofertadas para ações afirmativas (cotas).

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Exame de Seleção

São ofertadas 1.440 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

No curso técnico integrado, o estudante faz o ensino médio regular e as disciplinas da formação profissional ao mesmo tempo. O diploma possibilita tanto o ingresso na universidade como no mundo do trabalho.