Da assessoria/LD
A coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou a bibliografia requisitada para o Exame Nacional de Acesso (ENA), processo seletivo para ingresso no curso de mestrado a partir do primeiro semestre de 2020.
O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, sendo ofertado em 40 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), sendo 38 Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Profissional (Cefet) e o Colégio Pedro II.
No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o curso é ofertado pelo Campus Campo Grande e possui duas turmas em andamento. A previsão é que sejam abertas 24 novas vagas, sendo 50% para servidores do IFMS e 50% para o público em geral.
A previsão é que o edital do ENA seja publicado no dia 2 de dezembro, com mais de 900 vagas para todos os estados brasileiros.
Prova - O Exame Nacional de Acesso ao curso de mestrado ofertado pelo Profept contará com 50 questões objetivas.
A bibliografia exigida para a prova contém as bases conceituais e históricas da educação profissional e tecnológica, no que tange a metodologias de pesquisa e, ainda, as teorias e práticas de ensino e aprendizagem.
Todos os textos exigidos estão disponíveis para acesso livre na internet, o que facilita a preparação dos interessados em participar do ENA.
Confira a bibliografia para o ENA:
CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho amp;amp; Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014.
DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista.v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19.
GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, 15 set. 2013.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014.
IFMS - A primeira turma do mestrado profissional está em fase de qualificação dos projetos desenvolvidos pelos mestrandos.
Nesta terça-feira, 1º, é realizada a 21ª defesa de qualificação, com a apresentação do projeto “FabLabs em uma Perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade, uma abordagem para além da tecnoutopia”. A defesa é pública e ocorre na Sala B104 do Campus Campo Grande, a partir das 14 horas.
As qualificações seguem até o fim deste mês. Os projetos têm como objetivo o desenvolvimento de um produto educacional voltado ao ensino da educação profissional e tecnológica.
Ofertado na modalidade semipresencial, o curso possui docentes dos campi Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Nova Andradina.
Saiba mais sobre o curso na página do Profept do IFMS.