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Os resultados da Prova Brasil indicam que 7 em cada 10 alunos que concluem o ensino médio no país têm nível insuficiente em português e matemática, e só 4% têm conhecimento adequado. Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, o ensino médio "está falido", corre o risco de chegar ao "fundo do poço" e não está agregando conhecimento aos alunos.
Etapa mais problemática da educação básica, o ensino médio foi classificado no nível 2 de proficiência. Em matemática, 71,67% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado. Desses, 23% estão no nível 0, o mais baixo da escala de proficiência. Em português, 70,88% dos dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado, sendo que 23,9% estão no nível zero, o mais baixo.
"Se o ensino fundamental e o ensino médio se mantiverem nessas taxas, é possível que em 2021 tenhamos o ensino fundamental no 9 ano com resultados superiores ao ensino médio na escala em língua portuguesa e matemática. Isso precisa ser tratado pelo Brasil." - Rossieli Soares, ministro da Educação
Ao analisar os dados, o MEC apontou que a diferença nos resultados de aprendizagens entre os concluintes do ensino médio e o ensino fundamental é de 10 pontos em língua portuguesa e 12 em matemática. Para Rossieli, o ensino médio “não está agregando” conhecimento aos brasileiros.
"Estamos realmente com o ensino médio falido. E resultados muito ruins." - Rossieli Soares, ministro da Educação.
"Certamente, quando você olha a diferença entre o 5º e 9º ano tem uma diferença razoável. Aquela é a tendência correta. Aquela etapa está agregando aprendizagem ao jovem", disse o ministro. Em português, a diferença é de 43 pontos, e, em matemática, de 34 pontos.
O que são Saeb, Ideb e Prova Brasil
O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em português e matemática extraídas da Prova Brasil, e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que ainda não foi divulgado.
Pela primeira vez, o MEC classificou os níveis de proficiência que estão organizados em uma escala de 0 a 9 - quanto menor o número, pior o resultado. Níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; entre 4 e 6 os alunos têm nível de conhecimento básico; e a partir de 7 até 9, adequado.
As médias de proficiência que compõem o Saeb são extraídas da Prova Brasil - que deixará que ter esta nomenclatura. As provas foram aplicadas de 23 de outubro a 3 de novembro do ano passado a mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do fundamental e 3º ano do ensino médio. Os resultados se referem a um universo de 59.388 escolas.
Nesta prova, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com ênfase na resolução de problemas. Para os alunos da rede pública a prova é obrigatória, mas no ano passado as escolares particulares também aderiram à avaliação, porém a participação da rede é facultativa.
A partir de 2019, os alunos do 9º ano do ensino fundamental também passarão a responder testes de ciências humanas e da natureza.
Essas médias de desempenho subsidiam a construção de um outro indicador o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que agrega também as taxas de aprovação dos estudantes. Neste ano, pela primeira vez o MEC fatiou a divulgação e ainda encaminhou os resultados do Ideb 2017.
O Ideb referente às escolas do ensino médio vai substituir as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola que não serão mais divulgadas pelo MEC.