G1/LD
A Fuvest divulgou, no fim da tarde deste domingo (7), o caderno de provas do primeiro dia da segunda fase do vestibular 2018 (http://estaticog1.globo.com/2018/01/07/fuv2018.fase.2.dia.1.pdf). A segunda fase começou neste domingo e vai até a próxima terça-feira (9).
Mais de 19.690 candidatos foram convocados para disputar 8.402 vagas na Universidade de São Paulo (USP). Além deles, outros 2.100 treineiros foram chamados para fazer a segunda fase.
A prova desse domingo teve uma redação valendo 50 pontos e dez questões de interpretação de texto, gramática e literatura, que também valem 50 pontos. A prova começou às 13h e terminou às 17h.
Na tarde deste domingo, a Fuvest divulgou o relatório de presença dos candidatos: dos 21.790 candidatos, 1.689 faltaram à prova. O índice de abstenção foi de 7,75%.
O tema da redação era embasado com reportagens sobre a polêmica da Exposição Queer Museu no Santander Cultural em Porto Alegre (RS). A exposição sobre diversidade sexual foi cancelada em setembro do ano passado após ataques aos organizadores nas redes sociais. A redação também trazia a nota do Santander Cultural sobre a polêmica.
Professores ouvidos pelo G1 disseram que questões estavam com enunciado claro e tinham sofisticação.
Segunda fase
Nesta segunda (8), a segunda fase continua com a prova de conhecimentos gerais. Ela tem 16 questões dissertativas que abordam todas as disciplinas (história, geografia, biologia, física, química, matemática e inglês). Nessa prova, algumas questões podem ser interdisciplinares, e exigir conhecimentos de mais de uma matéria.
Na terça-feira (9), a última prova da segunda fase é de conhecimentos específicos. Isso quer dizer que cada candidato fará uma prova diferente, de acordo com a carreira escolhida. Essa prova tem 12 questões de duas ou três disciplinas.
Candidatos de artes cênicas ainda precisarão fazer as provas de habilidades específicas, que acontecem entre a quarta e sexta-feira (10 a 12).
A primeira chamada da Fuvest 2018 será divulgada em 2 de fevereiro.