Sheila Forato
O projeto Garoto Cidadão, mantido pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e realizado em parceria com a Prefeitura de Coxim, está desembarcando no assentamento Vale do Taquari e na vila Mariana para transformar vidas de crianças e adolescentes através da educação e da cultura.
Na última sexta-feira (18), alunos da região foram matriculados no projeto, que terá início em janeiro de 2023. As crianças e adolescentes selecionados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no contraturno escolar, vão receber aulas de música, teatro, dança, artes visuais, expressões da arte, cultura e cidadania.
Durante o primeiro dia de matrícula dos futuros alunos, o prefeito Edilson Magro (PP) reforçou que essas experiências culturais contribuem para a educação dos alunos e, consequentemente, transformam a sociedade. “Não tenho dúvidas de que os alunos vão se tornar sujeitos da sua própria transformação”, apostou o prefeito.
O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural focado no desenvolvimento humano para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em Coxim ele já é desenvolvido na fazenda Lambari. Para atender no assentamento Vale do Taquari e Vale do Taquari a CSN vai reformar a sede do GAAM (Grupo de Apoio a Adoção Manjedoura).
Presente no evento, a vereadora Marly Nogueira (PT), uma das principais incentivadoras do Garoto Cidadão, lembrou que ações como as desenvolvidas pelo projeto contribuem para a diminuição das desigualdades sociais e erradicação da pobreza. “Esse é o nosso papel enquanto agentes políticos, fazer parcerias que oportunizem vida melhor para nossa gente, principalmente às nossas crianças”, finalizou a vereadora.
Além dos citados, estiveram presentes no evento a secretária de Gestão, Veronildes Batista, e o vereador Marcinho Souza (PSB). Assim como em Coxim, a CSN também desenvolve projetos em outros dois municípios sul-mato-grossense: Bonito e Porto Murtinho.