Da assessoria/LD
Para ingresso no primeiro semestre de 2018, o Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abrirá 40 vagas para o bacharelado em Agronomia e outras 40 para o curso superior de tecnologia em Gestão do Agronegócio.
O edital de abertura do processo seletivo deverá ser publicado este mês, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. O ingresso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para candidatos que prestaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é que as inscrições tenham início em janeiro.
Gestão do Agronegócio foi o primeiro curso superior do campus, iniciando as atividades em 2011. Atualmente, possui conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai de 1 a 5. A graduação tem aulas no período noturno e duração de três anos e meio.
O curso forma profissionais voltados ao desenvolvimento de negócios na agropecuária, habilitados a aprimorar os processos gerenciais das organizações rurais, do comércio e das indústrias do setor.
O tecnólogo pode atuar em empresas agropecuárias - seja de comercialização de insumos, distribuição de produtos do agronegócio, planejamento - e ainda no desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Organizações não governamentais, órgãos públicos e instituições de ensino também estão entre os empregadores.
Agronomia - O bacharelado foi o segundo curso superior do campus, sendo que a primeira turma foi aberta em 2015. Com aulas de manhã e à tarde, a graduação tem duração de cinco anos.
Voltado à formação de profissionais para atuação em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio, o curso habilita seus concluintes a projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar projetos agroindustriais e do agronegócio.
O engenheiro agrônomo formado pelo IFMS também está apto a realizar vistorias, perícias, avaliações, laudos e pareceres técnicos, além de produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários.
Ambos cursos estão relacionados à pecuária e agricultura, atividades econômicas desenvolvidas na Região Sul do Estado. “As graduações atendem à demanda de profissionais nessas áreas, uma vez que o agronegócio é preponderante para a região de fronteira com o Paraguai, sendo responsável por grande parte da mão de obra gerada por aqui”, explicou a diretora de Ensino do Campus Ponta Porã, Carolina Rodrigues.
Especificamente na área da agricultura, a região se destaca no cultivo de soja, trigo, milho e cana-de-açúcar, e também na extração da erva-mate.
Graduação no IFMS – Serão ofertadas mil vagas na graduação para o primeiro semestre de 2018. A oferta é 33% maior em comparação ao ano anterior, quando a instituição abriu 750 vagas para cursos superiores.
Serão oferecidas nove opções de cursos superiores de tecnologia, cinco de bacharelado e duas licenciaturas com vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.