Da assessoria/LD
Especializar gestores para planejar, gerenciar e fomentar práticas administrativas a partir do conhecimento adquirido na área de gestão e negócios. Esse é o principal objetivo do curso de especialização lato sensu em Gestão de Organizações que o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMS) irá ofertar a partir deste ano, em Dourados.
A oferta é fruto de uma parceria firmada pelo IFMS, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS).
O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado no último dia 22, pelo reitor Luiz Simão Staszczak e pelo presidente do Conselho, Dirson Artur Freitag. Também estavam presentes representantes da Proex e o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo.
O reitor ressaltou os avanços do IFMS em todos os níveis de ensino, lembrando que a instituição está implantando o primeiro mestrado e, com a parceria com o Crea-MS, a segunda pós-graduação lato sensu.
“No futuro, pretendemos oferecer também o doutorado. Uma instituição só cumpre efetivamente seu papel quando abre suas portas para a comunidade e atende as demandas apresentadas pela sociedade. Neste sentido, parcerias como essa são fundamentais para que possamos cumprir nossa missão institucional”.
O extrato do acordo, com validade até 2021, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de março.
Parceria – O diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, explica que a viabilidade do curso foi possível no município porque a unidade já desenvolve atividades no eixo de Gestão e Negócios.
“A oferta veio para atender uma demanda do Crea, mas também queremos convidar a comunidade externa e servidores do IFMS que participem da seleção. Parcerias como essa são a materialização do serviço prestado pela instituição para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, ressaltou o diretor-geral.
Para o presidente do Crea-MS, a parceria com o IFMS é de extrema importância para a capacitação dos profissionais.
“Este acordo é inédito. Espero que este seja só o primeiro curso que ofertamos nesta parceria. O Crea é hoje o único conselho profissional cujos conselheiros advém das entidades de classe. A especialização vem para contribuir na capacitação dos profissionais para gestão e concretização dos objetivos”, apontou Dirson Freitag.
Especialização – A previsão é que o edital de abertura para a oferta do curso seja publicado ainda neste primeiro semestre.
Serão abertas 40 vagas para ingresso no segundo semestre. Destas, 25 são para profissionais registrados no Crea-MS, 10 para o público externo e cinco reservadas a servidores do IFMS.
Com carga horária total de 420 horas, o curso terá início em agosto e seguirá até novembro de 2019, de acordo com o cronograma previsto.
Na página da Especialização, www.ifms.edu.br/campi/campus-dourados/cursos/pos-graduacao/especializacao-em-gestao-de-organizacoes, estão disponíveis mais informações, como o projeto pedagógico do curso, grade curricular e corpo docente.
Pós-Graduação – Em 2013, o IFMS iniciou a oferta a especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica.
Este ano, o IFMS abriu vagas para a primeira pós-graduação stricto sensu. O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e oferecido por instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Em Mato Grosso do Sul, são 24 vagas ofertadas no Campus Campo Grande, metade delas para servidores da Rede Federal e as demais para o público externo. A previsão é que as aulas comecem em agosto.
Mais informações sobre os cursos estão disponíveis na página da Pós-Graduação, no endereço www.ifms.edu.br/cursos/pos-graduacao.