VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
03/10/2016 13:00:00
IFMS abre inscrições para 1,6 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio

Luma Danielle Centurion

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 3, o prazo de inscrições do Exame de Seleção 2017. São oferecidas 1.600 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios. Nessa modalidade, o estudante cursa as disciplinas do ensino médio de forma articulada às da formação técnica.

Podem se inscrever estudantes que concluíram ou que irão concluir o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017. Também é necessário ter Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As opções são os cursos técnicos em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

As vagas são ofertadas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Em Coxim estão disponíveis 80 vagas para o curso de Alimentos e 80 vagas para Informática, ambos no período matutino.

O edital do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Inscrições – Podem ser feitas até dia 7 de novembro, na Página do Candidato. A taxa é de R$ 20,00 e deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 8.

Estudantes que cursaram o último ano do ensino fundamental em escola pública podem pedir a isenção da taxa até 24 de outubro. O candidato deverá anexar à inscrição uma declaração de matrícula emitida pela escola ou o histórico escolar.

Cotas – Metade das vagas é reservada aos candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Pela primeira vez, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição.

Prova – Será realizada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde as vagas são ofertadas.

Com duração de quatro horas, a prova será composta por 50 questões de múltipla escolha em língua portuguesa (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10). O conteúdo está disponível no edital do processo seletivo.

A previsão é que a lista dos aprovados seja publicada no dia 9 de dezembro.