VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
04/04/2014 09:00:00
IFMS certifica estudantes do Pronatec e do Mulheres Mil em Coxim
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) certificou estudantes de cursos ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Mulheres Mil no Câmpus Coxim. Ao todo, foram entregues 102 certificados.

Da assessoria/LD

Foto: Divulgação
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) certificou\n estudantes de cursos ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao\n Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Mulheres Mil no Câmpus Coxim.\n Ao todo, foram entregues 102 certificados.
\n
\n As cerimônias foram realizadas no auditório da Universidade Estatual de Mato\n Grosso do Sul (UEMS), nessa terça e quarta-feira, 1º e 2 de abril, e contaram\n com a presença do reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe.
\n
\n "Essas certificações são a prova de que o IFMS já é realidade em Coxim. Programas\n como esses, além de garantirem a qualificação profissional a tantas pessoas,\n servem também como acesso ao Instituto Federal", apontou Serpe.
\n
\n "O Programa Mulheres Mil mobilizou estudantes e servidores do câmpus e humanizou\n todos os envolvidos. Já por meio do Pronatec é que muitos passaram a conhecer o\n IFMS no município", ressaltou o diretor-geral do Câmpus Coxim, Ubirajara\n Garcia.
\n
\n Também estiveram presentes nas certificações pró-reitores do IFMS, além dos diretores-gerais\n dos sete câmpus e os coordenadores dos programas. O prefeito de Coxim, Aluizio\n São José, compôs a mesa de autoridades nas duas ocasiões.
\n
\n Pronatec - A cerimônia foi realizada na terça-feira, 1º, para a entrega de 82\n certificados a concluintes de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
\n
\n No segundo semestre de 2012 e em 2013 foram ofertados os cursos de auxiliar de\n web designer, operador de supermercado, operador de computador, montador e\n reparador de computadores, vendedor, cuidador de idosos, auxiliar administrativo\n e condutor ambiental local. Todos, com carga horária mínima de 160 horas.
\n
\n "As cidades do interior, no geral, não têm essa preparação para o mundo do\n trabalho, o Pronatec vem mudar a perspectiva da comunidade local para uma nova\n realidade", afirmou o coordenador-adjunto do Pronatec em Coxim, professor\n Francisco da Silva.
\n
\n Arinete Pedroso, 46, recebeu os certificados dos cursos de vendedor e cuidador\n de idosos. O fato de trabalhar como serviços gerais no câmpus há mais de três\n anos a estimulou. "Foi por trabalhar no IFMS que passei a buscar os\n cursos. Aprendi muito e acho que posso ter um futuro profissional na área de\n vendas", afirmou.
\n
\n Mulheres Mil - Na quarta-feira, 2, foram certificadas 20 alunas do curso básico\n de qualificação profissional de arte em cerâmica. Na ocasião, foi feita uma\n exposição com peças produzidas pelas estudantes.
\n
\n "Nessa segunda turma houve uma evolução das peças produzidas, muitas nem sabiam\n do potencial em trabalhar com a argila e descobriram uma maneira de ter ou de\n melhorar a renda", destacou a coordenadora local do Mulheres Mil, Adriana\n Naressi.
\n
\n O curso foi oferecido entre novembro de 2013 a fevereiro de 2014, com carga horária\n total de 160 horas. As alunas também tiveram aulas de português, matemática,\n informática, empreendedorismo, entre outras disciplinas.
\n
\n Edilene Rodrigues, 36, seguiu os passos da mãe, certificada na primeira turma\n do curso. A manicure pretende complementar a renda com os trabalhos de\n cerâmica. "Fico feliz porque muitas peças que eu fiz já foram encomendadas.\n Vou fazer parte da associação que está sendo criada", planejou.
\n
\n Ao todo, 38 concluintes das duas turmas do programa estão articuladas para criar\n a Associação Mulheres Mil Artes Coxim. A eleição e a posse da primeira\n diretoria estão previstas para o dia 8 de abril.
\n
\n A associação faz parte do projeto "Incubadora de empreendimento econômico solidário",\n coordenado pelo professor do Câmpus Coxim, José Wilton da Silva.