VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
01/10/2019 08:08:00
IFMS oferta três opções de cursos técnicos integrados em Coxim

Da assessoria/LD

Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece três opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio no município de Coxim. No curso, o estudante aprende uma profissão e faz o ensino médio ao mesmo tempo.

Para o primeiro semestre do ano que vem, são ofertadas 160 vagas, distribuídas nos cursos técnicos integrados em Alimentos (40 vagas), Aquicultura (40 vagas) e Desenvolvimento de Sistemas (80 vagas). Confira no vídeo.

O interessado deve se inscrever no Exame de Seleção 2020 até 6 de novembro.

Alimentos - O curso técnico em Alimentos habilita o estudante a conhecer todas as etapas do processo de produção alimentícia e de bebidas. O aluno aprende a implantar programas de controle de qualidade e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a produtividade, além de desenvolver produtos e processos.

As opções no mercado de trabalho são diversas, como em indústrias alimentícias, de bebidas e de insumos. O profissional da área também pode atuar em laboratórios, consultorias, órgãos de fiscalização higiênico-sanitária, armazenamento de beneficiamento e serviços de alimentação.

Juliana Nery, aluna do 6º semestre, destaca a importância das aulas práticas do curso. "Nos laboratórios podemos manusear equipamentos que farão parte do nosso futuro profissional, aprendendo na prática sobre conceitos teóricos adquiridos em sala de aula".

Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS, os estudantes se preparam para o mundo do trabalho, mas também têm a oportunidade de participar de projetos de extensão e de iniciação científica.

"Pude participar de eventos como os Jogos do IFMS e ainda fiz um projeto de iniciação científica em que analisei a alimentação de atletas e sua relação com o desempenho, unindo duas áreas que gosto, extensão e pesquisa".

Recentemente, a série de reportagens "Aqui Tem Ciência e Tecnologia" mostrou alguns projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do Campus Coxim.

Novos cursos - A novidade do Campus Coxim no Exame de Seleção 2020 é a oferta de dois novos cursos técnicos.

Com foco na preparação do estudante para o desenvolvimento de softwares, o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas substitui o técnico em Informática. Ao se formar, o estudante pode ingressar no mundo do trabalho ou ingressar no curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, oferecido pelo IFMS em Coxim.

Outro novo curso técnico integrado é o de Aquicultura, antes ofertado apenas na modalidade subsequente ao ensino médio.

"Quando recebíamos visitas de estudantes, muitos manifestavam interesse que este curso fosse ofertado na modalidade integrado, e essa percepção foi confirmada por toda a comunidade em audiência pública", destacou o coordenador do curso, Fernando Brito.

Os novos cursos do Campus Coxim foram apresentados detalhadamente em uma reportagem publicada recentemente.

Exame de Seleção 2020 - O IFMS oferta 1.440 vagas em 11 diferentes opção de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Metalurgia.

Para saber mais, acesse as páginas dos cursos técnicos integrados do IFMS.

Requisitos - Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

Inscrições - Devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro.

Será concedida isenção da taxa de inscrição aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição.

Confira abaixo o passo a passo das inscrições no vídeo.

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas deverão comprovar essa condição na matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

Na página do Exame de Seleção 2020 estão disponíveis mais informações sobre os cursos ofertados e as provas anteriores do processo seletivo.

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é processoseletivo@ifms.edu.br.