Luma Danielle Centurion
Com o tema “A formação de professores e o ensino de Ciências”, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove nesta semana a terceira edição do Simpósio de Ensino de Ciências (Simec 2017), em Coxim. A programação teve início nessa segunda-feira, 6, e conta com minicursos, palestras e rodas de conversa. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
O evento é realizado no campus do IFMS e no auditório local da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e tem entre os cerca de 150 participantes graduandos de licenciaturas, docentes e técnicos das áreas de Biologia, Ciências, Física, Matemática e Química, e demais licenciados que atuam na educação básica.
"A formação de professores e o ensino de Ciências na região de Coxim está diferente. Depois do Simpósio, podemos enxergar o tema com um olhar mais crítico. Ter o contato com as mais recentes pesquisas e com os professores dos principais programas de pós-graduação em ensino de nosso Estado é um momento de riqueza sem tamanho", ressalta o coordenador do evento, professor Alexandre Faria.
Na tarde desta terça, 7, a programação segue com minicursos sobre temas variados, como “Fosfoetanolamina - a polêmica em torno da ‘pílula do câncer’”, às 14h; segurança em laboratório e uso de analogias como recurso didático no ensino de ciências, ambos às 16h; além de uma roda de conversa sobre a formação de professores de Ciências, às 19h.
O Simec termina na quarta-feira, 8. Às 7h30, no auditório da UEMS, tem início o Seminário de Iniciação à Docência (Semid), com apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), todos estudantes da Licenciatura em Química do Campus Coxim do IFMS. Neste ano, também está prevista a participação dos "pibidianos" da UEMS.
Às 10h30, haverá uma roda de conversa sobre o Pibid, com a participação de professores do próprio IFMS, das universidades Estadual e Federal e Mato Grosso do Sul, e do docente da Universidade Tecnológica Feral do Paraná (UTFPR), Rodrigo Ruschel Nunes.
“O Pibid é um programa institucional que oferta bolsas no intuito de incentivar os acadêmicos de licenciaturas do Brasil a permanecer estudando. O Programa possui três atores: os licenciandos das universidades, o professor da instituição de nível superior e o professor da escola atendida, que juntos tentam fazer intervenções em sala de aula, otimizando o processo ensino-aprendizagem”, apontou Rodrigo, que é coordenador do Pibid no Campus Medianeira da UTFPR.
A programação segue com mais minicursos à tarde, na sede do IFMS em Coxim. O encerramento será com a palestra “A formação de professores e os desafios para a construção de projetos pedagógicos de cursos inovadores: contribuição para o debate”, no auditório da Universidade Estadual.
O acesso à programação completa do Simpósio está disponível na página oficial do evento (www.ifms.edu.br/simec).
Simec - Entre os objetivos do Simpósio está o de fomentar o interesse dos graduandos de licenciatura no desenvolvimento de pesquisas, propor e discutir a utilização de novas ferramentas pedagógicas na prática de ensino, e abrir um novo canal de divulgação da produção científica e de produtos relacionados à área.
O Simec é realizado pelo IFMS a cada dois anos. As duas primeiras edições foram promovidas em 2013 e 2015.
Neste ano, o evento é realizado em parceria com a UFMS e a UEMS. Para mais informações sobre o Simec 2017, o contato deve ser feito pelo e-mail pibid@ifms.edu.br.