VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
27/01/2016 08:57:00
Início do ano letivo é adiado para 29 de fevereiro nos 79 municípios de MS

Foto: EMS

Após reunião entre a direção da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) com a governadora em exercício, Rose Modesto, realizada no final da tarde desta terça-feira (26), a Secretaria de Educação anunciou o adiamento do inicio das aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Nas escolas de Coxim e dos outros 78 municípios do estado, as aulas que iriam começar em 15 de fevereiro, começarão no dia 29 por conta da situação de emergência em alguns municípios, decretada por causa das chuvas.

A mudança do início do ano letivo atende pedido de prefeitos do Estado, por meio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Segundo eles, as aulas poderiam ser prejudicadas em municípios onde foram decretadas situações de emergência, já que esses locais ainda sofrem com os estragos das chuvas que atingem Mato Grosso do Sul desde o ano passado.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, o debate foi acirrado por conta do adiamento do ano letivo. “Há semanas estamos debatendo, negociando e nosso principal propósito foi não retroceder, principalmente nas questões que estão sendo solicitadas pela categoria”, disse.

Mesmo assim, ficou definido que para os profissionais da educação, professores e administrativos, as aulas iniciarão dia 22 de fevereiro com uma semana pedagógica e os alunos retornam na segunda-feira (29).

Não haverá mais sábados letivos além dos que já estavam previstos no calendário escolar pré-estabelecido em 2015.