Da assessoria/LD
Seguem abertas até 6 de outubro as inscrições na seleção de estudantes para cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022.
As 1.440 vagas são distribuídas nos dez campi do IFMS, localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
São oferecidas 11 opções de cursos técnicos integrados: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
A seleção será feita por meio de análise das notas/conceitos obtidos pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, no 7º ano do ensino fundamental.
O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS.
O interessado também pode acessar a página Seleção IFMS 2022, onde estão disponibilizadas todas as informações sobre o certame. Ou ainda ouvir o podcast, que também traz informações detalhadas sobre o processo seletivo.
Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.
Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve estar concluindo ou já ter concluído o ensino fundamental (9º ano). Além disso, deve possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.
O candidato pode solicitar ao IFMS a disponibilização de um computador para realizar ele próprio a inscrição no campus. O agendamento para o atendimento presencial deve ser feito por telefone, de acordo com os contatos disponibilizados no Anexo III retificado do edital de abertura do processo seletivo.
A inscrição deve ser feita em duas etapas: a primeira é o cadastro na Página do Candidato da Central de Seleção. Uma vez cadastrado, o estudante – ou seu responsável – deve preencher os dados específicos da Seleção IFMS 2022, como opção de curso, campus, turno e se é ou não beneficiário de ação afirmativa (cotista).
A segunda etapa da inscrição consiste em informar a média anual obtida no 7º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
O candidato deve, ainda, enviar cópia digitalizada do histórico escolar, ou documento equivalente, para verificação das informações fornecidas, além de cópia do RG ou da certidão de nascimento, para comprovação da data de nascimento. Todos os arquivos devem estar em formato .pdf ou .jpeg.
As instruções para a realização da inscrição podem ser consultadas na Central de Seleção ou neste vídeo explicativo:
Atendimento presencial - Até 6 de outubro, o candidato sem acesso à internet ou computador pode agendar a ida ao campus do IFMS para fazer ele próprio a inscrição em um equipamento da instituição.
Caso o candidato verifique alguma incorreção após ter feito sua inscrição, poderá efetuar a correção de dados, conforme instruções publicadas na Central de Seleção.
Dentre os dados passíveis de correção estão documento de identidade, data de nascimento, documento escolar e conceitos/notas apresentadas.
No dia 7 de outubro, será divulgada a relação preliminar de inscrições deferidas e indeferidas, informação importante para o candidato confirmar se está mesmo inscrito no processo seletivo.
Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.
A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deve ser informada no ato da inscrição.
Os cotistas aprovados no processo seletivo deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.
Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.
Seleção - Será feita com base na apuração da média geral obtida pelo estudante no 7º ano do ensino fundamental, sendo que a média geral será composta pela média anual de cada disciplina.
Candidatos que concluíram o ensino fundamental em outro modelo que não o regular, como na Educação de Jovens e Adultos, reclassificação ou Encceja, devem ficar atentos aos critérios específicos para lançamento das médias, que estão disponíveis no item 5.7 do edital de abertura do processo seletivo.
O resultado final e a primeira chamada estão previstos para serem publicados no dia 5 de janeiro de 2022. O cronograma completo do processo seletivo está disponível na Central de Seleção.