VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
23/02/2015 07:00:00
Inscrições para o Pronatec Qualifica Coxim estão abertas

Da assessoria/LD

Foto: Divulgação assessoria

Estão abertas as inscrições de cerca de 20 cursos por meio da parceria entre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e o programa Qualifica Coxim. Os interessados deverão comparecer na segunda-feira (dia 23/02/2015), a partir das 7 horas, na Secretaria de Assistência Social de Coxim, localizada na Avenida Virgínia Ferreira, nº 78 – São Judas Tadeu.

A qualificação profissional é um quesito fundamental para a conquista de um emprego ou de uma renda extra, pensando nisso a Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, criou o Programa Qualifica Coxim, e tem trazido cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC).

Segue lista de cursos: Agente de Projetos Sociais; Auxiliar de Secretaria Escolar; Língua Brasileira de Sinais (Libra) – nível Básico; Agente de Proteção Social Básica; Auxiliar de Crédito e Cobrança; Agente Comunitário de Saúde; Soldagem; Mecânico de Motos; Costureiro Industrial do Vestuário; Mecânico a Diesel; Padeiro; Garçom; Recepcionista em meio de hospedagem; Sushiman; Preparador de Doces em Conserva; Produtor de Embutidos e Defumados; Produtor de Licores; Produtor de Queijo; Produtor de Doce de Leite; Artesão de Biojóias e Fotógrafo.

Os cursos são oferecidos para pessoas com idade a partir de 15 anos (conforme exigência do Ministério da Educação). As aulas serão ministradas nos períodos vespertino ou noturno nas Escolas Marechal Rondon, Willian Tavares; DENIT; Unidade Móvel e IFMS. Informações adicionais serão oferecidas no dia da inscrição, segunda-feira (23).

De acordo com o secretário de Assistência Social, Rufino Arifa Tigre a expectativa é que pelo menos duas mil pessoas procurem os cursos profissionalizantes este ano. “Estamos esperando uma demanda maior do que as vagas oferecidas. Nossa equipe está preparada para atender a população e encaminhá-los para a realização dos cursos”, pontuou.

De acordo com Coordenador do PRONATEC/Qualifica Coxim, Gian Marcos Rafael, na segunda-feira será realizado o levantamento da demanda para os cursos liberados para o 1º semestre de 2015. “Peço que os interessados compareçam na Secretaria Municipal de Assistência Social (em frente a praça da Concha Acústica), a partir das 7 horas, não precisa levar os documentos, somente nome completo e número do telefone, a documentação estaremos pegando posteriormente”, afirmou.

Para o prefeito Aluizio São José é uma imensa satisfação oferecer acesso à qualificação profissional à população. “Em Coxim só no Ano passado, 1149 pessoas buscaram a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social para se profissionalizarem através do PRONATEC, alguns cursos ainda estão sendo realizados e serão finalizados no até começo de março.

Sem contar com esses cursos em andamento, Coxim já ocupa 6º lugar no ranking de promoção social por meio de acesso à qualificação. Ficando atrás apenas de grandes centros como: Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas. Nosso compromisso é até 2016 qualificarmos cinco mil pessoas”, finalizou.

O PRONATEC busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos, financiados pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura de Coxim, são ofertados de forma gratuita. Tem por objetivos: expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e melhorar a qualidade do ensino médio.

Foto: Divulgação assessoria