VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
15/08/2024 18:00:00
Na preparação para o ensino médio, pior escola de MS tem nota 1,4 no Ideb
Colégio Militar tem a melhor média em MS; escolas indígenas apresentam os piores desempenhos

CGN/LD

Nesta quarta-feira (14), foram divulgados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, principal indicador da qualidade da educação básica brasileira. O ministro da Educação, Camilo Santana, e Manuel Palácio, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apresentaram os números que mostram uma discrepância entre as escolas públicas de Mato Grosso do Sul nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, que é a porta de entrada para o ensino médio.

O Ideb é calculado com base em dois componentes principais: o desempenho dos alunos nas provas de matemática e português do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicadas a cada dois anos, e as taxas de aprovação escolar. O índice varia de 0 a 10, refletindo a qualidade geral da educação nas instituições avaliadas.

Assim como nos anos iniciais, Mato Grosso do Sul ficou longe de atingir a nota máxima no ranking das melhores escolas públicas de anos finais, que compreende do 6º ao 9º ano. Dos cem primeiros colégios de todo o Brasil, 70 estão em municípios do estado do Ceará, 26 em Alagoas, 2 em Pernambuco e 2 em Goiás, que variaram entre 9,3 e 7,9. O levantamento nacional inclui apenas escolas públicas federais, estaduais e municipais.

O Colégio Militar de Campo Grande se destacou como a melhor instituição do estado, alcançando a nota Ideb de 7,3. O colégio obteve desempenhos notáveis em matemática e língua portuguesa, com notas médias de 335,54 e 313,16, respectivamente. Em seguida, destacam-se escolas como a EM Prof. João de Lima Paes, de Nova Andradina, e a EE Coração de Maria, de Campo Grande, com notas Ideb de 6,3 e 6,2, respectivamente.

Por outro lado, as escolas com o pior desempenho são dominadas por instituições indígenas e rurais, com destaque para a Mbo Eroy Jeguaka Poty Escola Cocar de Flores, de Laguna Carapã, que registrou a nota Ideb mais baixa de 1,4. Outras escolas com desempenhos insatisfatórios incluem a Escola Polo Municipal Indígena Cacique Ndeti Reginaldo, de Dois Irmãos do Buriti, e a Escola Municipal Polo Indígena Mbo Ereneda Tupa I Nandeva, de Amambai, com notas Ideb de 2,8 e 2,9, respectivamente.

Melhores desempenhos em Mato Grosso do Sul

1- Colégio Militar de Campo Grande – Campo Grande

Nota Ideb: 7,3

Desempenho em Matemática: 335,54

Desempenho em Língua Portuguesa: 313,16

Observações: Este colégio federal é o melhor classificado no estado, apresentando um desempenho robusto tanto em matemática quanto em língua portuguesa, evidenciando um ambiente educacional de alta qualidade.

2- EM Prof. João de Lima Paes – Nova Andradina

Nota Ideb: 6,3

Desempenho em Matemática: 291,20

Desempenho em Língua Portuguesa: 292,37

Observações: Esta escola municipal se destaca como a melhor do interior do estado, mostrando um bom equilíbrio no desempenho acadêmico.

3- EE Coração de Maria – Campo Grande

Nota Ideb: 6,2

Desempenho em Matemática: 280,01

Desempenho em Língua Portuguesa: 290,38

Observações: A escola estadual mostra um desempenho sólido, com uma ligeira superioridade em língua portuguesa em relação à matemática.

4- EM Major Aviador Y – Juca Pirama de Almeida – Campo Grande

Nota Ideb: 6,2

Desempenho em Matemática: 284,18

Desempenho em Língua Portuguesa: 289,09

Observações: Mantém-se consistente, com notas próximas às da EE Coração de Maria, refletindo um padrão de qualidade educacional.

5- EM Profª Efantina de Quadros – Nova Andradina

Nota Ideb: 6,2

Desempenho em Matemática: 286,60

Desempenho em Língua Portuguesa: 293,27

Observações: Apresenta um desempenho equilibrado, com uma leve vantagem em língua portuguesa.

6- EE Profª Nair Palácio de Souza – Nova Andradina

Nota Ideb: 6,1

Desempenho em Matemática: 283,69

Desempenho em Língua Portuguesa: 288,14

Observações: Segue o padrão de qualidade observado nas melhores escolas de Nova Andradina.

7- EE Dom Aquino Corrêa – Amambai

Nota Ideb: 6,0

Desempenho em Matemática: 286,52

Desempenho em Língua Portuguesa: 284,20

Observações: Apresenta um desempenho competitivo, com notas mais altas em matemática do que em língua portuguesa.

7- EE Pres. Medici – Naviraí

Nota Ideb: 6,0

Desempenho em Matemática: 278,67

Desempenho em Língua Portuguesa: 280,04

Observações: A escola estadual demonstra um desempenho sólido, embora abaixo das melhores instituições do estado.

8- EE Mal Rondon – Nova Andradina

Nota Ideb: 6,0

Desempenho em Matemática: 287,03

Desempenho em Língua Portuguesa: 276,15

Observações: Embora com uma boa nota em matemática, a diferença nas notas de língua portuguesa reduz o Ideb final.

9- Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocle Alexandre de Morais – Costa Rica

Nota Ideb: 5,9

Desempenho em Matemática: 278,79

Desempenho em Língua Portuguesa: 278,75

Observações: A escola municipal tem o pior desempenho entre as melhores do estado, refletindo desafios em manter a qualidade acadêmica.

Piores desempenhos em Mato Grosso do Sul

1- Mbo Eroy Jeguaka Poty Escola Municipal Cocar de Flores – Laguna Carapã

Nota Ideb: 1,4

Desempenho em Matemática: 178,77

Desempenho em Língua Portuguesa: 185,15

2- Escola Polo Municipal Indígena Cacique Ndeti Reginaldo – Dois Irmãos do Buriti

Nota Ideb: 2,8

Desempenho em Matemática: 198,05

Desempenho em Língua Portuguesa: 212,29

3- Escola Municipal Polo Indígena Mbo Ereneda Tupa I Nandeva – Amambai

Nota Ideb: 2,9

Desempenho em Matemática: 207,94

Desempenho em Língua Portuguesa: 202,04

4- Escola Polo Municipal Indígena Alexina Rosa Figueredo – Dois Irmãos do Buriti

Nota Ideb: 3,0

Desempenho em Matemática: 208,34

Desempenho em Língua Portuguesa: 227,37

5- Escola Municipal Polo Indígena Mboerenda Ypyendy – Amambai

Nota Ideb: 3,0

Desempenho em Matemática: 209,41

Desempenho em Língua Portuguesa: 190,78

6- CAIC Antonio Pace – Aquidauana

Nota Ideb: 3,2

Desempenho em Matemática: 227,55

Desempenho em Língua Portuguesa: 234,99

7- Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano-Polo – Nioaque

Nota Ideb: 3,3

Desempenho em Matemática: 211,41

Desempenho em Língua Portuguesa: 210,02

8- CAIC - Maria Henriqueta Rebuá Siufi – Miranda

Nota Ideb: 3,3

Desempenho em Matemática: 223,24

Desempenho em Língua Portuguesa: 239,21

9- Escola Municipal Indígena Polo General Rondon – Aquidauana

Nota Ideb: 3,3

Desempenho em Matemática: 201,49

Desempenho em Língua Portuguesa: 217,73

10- EM Nelson Mangabeira – Ladário

Nota Ideb: 2,8

Desempenho em Matemática: 201,59

Desempenho em Língua Portuguesa: 211,25