VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
21/10/2019 10:21:00
Pesquisadores de Coxim participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 21 países

Da assessoria/LD

Foto: Mostratec 2018 - Divulgação

Vinte e Sete alunos de nove escolas de Corumbá, Aquidauana, Naviraí, Coxim e Campo Grande representam o seu estado na 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2019, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

Os estudantes Heloiza Matos de Oliveira e Guilherme de Araújo Brandão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, da cidade de Coxim, projetaram um canudo biodegradável, feito a partir da casca de pequi. O projeto busca reduzir o uso do plástico e dar um destino correto à casca do fruto, que antes era descartada indevidamente. Da mesma instituição, as alunas Natacha Anunciação Moura, Maria Eduarda Amado Rosa e Ana Beatriz Arruda de Brito desenvolveram um esterilizador de ar para hospitais. O projeto faz a purificação através de raios ultravioleta em ambientes onde a qualidade do que se respira é fundamental para que se evitem as infecções hospitalares, quarta maior causa de mortes em todo o mundo Os outros projetos do Mato Grosso do Sul vêm do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, dos campus de Corumbá, Aquidauana, Naviraí e Campo Grande e da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, Escola Estadual Teotônio Vilela, EE Arlindo de Andrade Gomes e Colégio Novaescola, ambas de Campo Grande

A Mostratec reúne jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 36 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco.

Mais informações em www.mostratec.com.br .