VERSÃO DE IMPRESSÃO
Educação
30/05/2015 09:12:00
Prêmio Gestão Escolar 2015 é lançado em Brasília

Da Redação/AB

O Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizam nesta sexta-feira (29), na Torre de TV, em Brasília, o lançamento da iniciativa Educadores do Brasil e dos prêmios Gestão Escolar 2015 e Professores do Brasil. A Secretaria de Estado de Educação foi representada pela coordenadora de Gestão Escolar Mary Nilce Peixoto dos Santos.

O evento contou com a presença do ministro de Educação Renato Janine Ribeiro. Para ele, os dois prêmios têm uma proposta muito importante para o desenvolvimento da educação. “Escola pública é uma prioridade nacional, queremos um ensino de qualidade porque nosso país precisa avançar cada vez mais na educação”, destacou.

Prêmio Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Consed, é coordenado pela secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Consed, Maria Cecilia Amendola da Motta e pela secretária de Estado da Educação de Rondônia Aparecida de Fátima Gavioli. O Prêmio estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

Participar é um ganho para a comunidade escolar que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão. O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Em 2013, 9.199 escolas se inscreveram no Prêmio Gestão Escolar. O Comitê de Governança decidiu que, a partir desta edição, o Prêmio passa a ser realizados em processos bianuais: em anos ímpares, acontece a premiação; em anos pares, as ações de formação.

Os gestores das escolas indicadas pelos Comitês Estaduais de Avaliação dos Estados participantes do Prêmio Gestão Escolar viajaram aos Estados Unidos para conhecer o trabalho de gestão das escolas americanas.

As escolas vencedoras por Unidade Federativa recebem o diploma de “Escola Destaque Estadual”. Em Mato Grosso do Sul, as escolas estaduais Ada Teixeira dos Santos Pereira, Waldemir de Barros da Silva, 8 de Maio e Olinda Conceição Teixeira Bacha possuem este diploma.

Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil, instituído em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está em sua 9ª edição. Para participar é preciso produzir um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos – como, por exemplo: registro fotográfico ou vídeo de materiais didáticos produzidos ou das atividades realizadas com os estudantes; estatísticas que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, permanência e rendimento dos estudantes envolvidos; artigos e matérias publicadas em jornais, revistas e internet. A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul já foi campeã duas vezes, com professores das escolas estaduais Antonia da Silveira Capilé e Olinda Conceição.

Iniciativa Educadores do Brasil

Undime, Consed, MEC e parceiros articulados estabeleceram a iniciativa Educadores do Brasil – uma ação na meta 17 do PNE – valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica – e também na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão entre todas as escolas do Brasil. Essa iniciativa também alinha-se no conceito de Pátria Educadora, que propõe o avanço na qualificação do ensino a partir de uma organização da cooperação federativa em educação.