Sheila Forato
Nesta quarta-feira (15), representantes do Executivo e Legislativo se reuniram na Prefeitura com o novo comandante do 5º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel James Magno Moraes, para tratar da reativação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Coxim.
“Estamos buscando meios para que a Polícia Militar tenha condições de dar continuidade ao programa parado desde 2019, quando completou 10 anos em Coxim. O Proerd é uma grande ferramenta para a escola, uma vez que ela é vista pela sociedade como uma instituição de referência para a formação dos futuros cidadãos de nossa comunidade”, disse o presidente Peteca.
O Proerd já formou mais de 10 mil alunos em Coxim, e tem como base o princípio da integração social, com participação dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, além de ser um programa de caráter social preventivo e educativo sobre a prevenção do uso de drogas.
O programa foi criado pela Polícia de Los Angeles, E.U.A. O objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças e adolescentes. Em Mato Grosso do Sul iniciou em 1997 chegando a Coxim somente em 2009.
Ainda durante a reunião, que contou com as presenças das secretárias Verô Batista (Gestão) e Michelle Proença (Educação), foi discutido outro tema importante: o policiamento comunitário, que visa a prevenção, ou seja, combater o ato infracional e até mesmo o crime no ambiente escolar.
Além das autoridades citadas, participaram da reunião o responsável pelo Proerd na região norte de Mato Grosso do Sul, sargento Célio Rodrigues, as vereadoras Adriana Nabhan (MDB) e Marly Nogueira (PT), assim como a coordenadora regional de Educação, Mayra de Quevedo.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara e da Prefeitura.