Globo Esporte/LD
Depois de o VAR ser usado na Copa do Mundo, alguns campeonatos nacionais da Europa - como Espanhol, Italiano, Francês e Português - e na Libertadores, chegou a vez da principal competição continental de clubes. A Uefa anunciou, nesta quinta, que vai passar a adotar o uso do VAR (árbitro de vídeo) na Liga dos Campeões a partir da temporada 2019/2020.
Além da Champions, a Supercopa da Uefa também vai adotar o VAR a partir da próxima temporada. O plano da entidade é levar a tecnologia para as finais da Euro e da Liga das Nações, em 2020 e 2021, respectivamente, além da Liga Europa de 2020/2021.
O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, acredita que o período de quase um ano até a implantação do sistema será suficiente para que a entidade compreenda o funcionamento do sistema e consiga fazer um uso eficiente do VAR.
- Estamos confiantes que o uso do VAR em agosto de 2019 vai nos dar o suficiente para colocar em prática um sistema robusto e treinar em partidas oficiais para garantir uma implantação eficiente e de sucesso na Liga dos Campeões - disse Ceferin ao site da Uefa.