Da redação/SF
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai abrir vestibular para 14 novos cursos para 2023. Conforme a instituição, é a maior reformulação em cursos de graduação em 20 anos. Além disso, 5% das vagas dos cursos de graduação serão reservadas às pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.
Em Coxim também será ofertado o curso de Psicologia (bacharelado). Ainda na região norte, Costa Rica ganha o curso de Enfermagem (bacharelado). A unidade de Campo Grande terá cursos de graduação em Psicologia (bacharelado); Ciências Biológicas (bacharelado), História (licenciatura) e Administração Pública (bacharelado).
Nas unidades de Aquidauana, Cassilândia e Jardim será ofertada a graduação de Direito (bacharelado). As unidades de Mundo Novo e Maracaju terão curso de Agronomia (bacharelado). Em Ivinhema, a universidade terá Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e em Nova Andradina haverá Sistemas de Informação (bacharelado).
O campus de Amambai terá Pedagogia Intercultural (licenciatura). Essa graduação será primeiramente ofertada para professores guarani e kaiowá, que estejam atuando nas escolas municipais de Amambai e Caarapó. O processo seletivo será feito separado dos demais cursos.