Da assessoria/LD
O projeto de extensão Curso de Informática iniciou em 7 de agosto sua terceira edição e está com atividades para os jovens na Biblioteca do SESI, localizada no anexo da Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, no Jardim Flórida. Neste semestre, a realização acontece por meio da parceria entre Universidade Federal da Grande Dourados, Biblioteca SESI e Prefeitura de Dourados.
O projeto está atendendo 11 alunos de 9 e 12 anos, e tem o objetivo de levar o conhecimento de informática básica e a inclusão digital, os incorporando ao mundo tecnológico. A ação pode ser enquadrada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 - Redução da Desigualdades, da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU), que trata de reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Um dos diferenciais do projeto é que ele se pauta na usabilidade, ou seja, ele se molda pela idade, desejos e conhecimentos iniciais. Se a turma é de crianças o foco é escolar, mas se for de adultos procurando emprego, por exemplo, as aulas focarão mais nas rotinas e conhecimentos que podem fazer a diferença vida do participante.
Os alunos foram selecionados pela Biblioteca SESI dentre o público que já participa de alguma atividade, ou alunos das escolas municipais vinculados ao projeto. Para essa turma não é possível entrarem novos alunos, no entanto, o coordenador do projeto e acadêmico do curso de Geografia da UFGD, Antonio Idêrlian Pereira de Sousa, informa que a continuidade das aulas depende da existência de demanda e que por isso, quem quiser participar ou ser uma entidade parceira pode entrar em contato via e-mail: antonio.iderlian@hotmail.com.