CGN/LD
UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) inicia nesta sexta-feira (26) a matrícula dos candidatos aprovados em 1ª chamada do vestibular 2024. Interessados em ingressar na instituição terão até 29 de janeiro para efetivar a vaga conquistada pelo tradicional certame pelo portal www.ingresso.ufms.br.
Segundo cronograma, divulgado nesta quarta-feira (24), a matrícula será feita de forma online, no portal oficial da instituição. Além do envio de documentos, haverá análise das bancas de verificação e autodeclaração.
A divulgação do resultado final com recursos administrativos será publicada no dia 1º de fevereiro. Antes disso, a segunda chamada do vestibular está prevista para ser divulgada no dia 30 de janeiro.
Conforme noticiado, a instituição ofertou cerca de 10 mil vagas para 115 cursos de graduação. As provas de seleção ocorreram no dia 4 de dezembro de 2023 em Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
De forma simultânea, os estudantes tiveram que produzir redação relacionada ao direito de acesso à arte como condição humana na versão imprensa, e sobre a problemática de filtros nas redes sociais, desde a regulamentação do uso até a conscientização, na sua edição digital. Além disso, responderam 60 questões objetivas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática.
Segundo a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), responsável pela dinâmica da avaliação, 2.125 (14,46%) dos 14.701 inscritos na prova escrita não estiveram nas salas de aula durante a aplicação do certame. O número de ausências chegou a 1.046 (25,33%) entre os 4.130 estudantes que optaram pela prova virtual.