Da assessoria/LD
Interessados em aulas de inglês, francês, espanhol, japonês, Libras e língua Terena ofertadas pela UFMS têm até as 17h de sexta-feira, 13 de março, para se inscreverem. O preenchimento do formulário de inscrição é gratuito e deve ser feito exclusivamente online no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.
As aulas serão realizadas durante a semana nos períodos vespertino e noturno e aos sábados nos períodos matutino e vespertino. A idade mínima para ingresso é 14 anos e a seleção será por ordem de inscrição. A taxa semestral para os selecionados será de R$230 para servidores e acadêmicos da UFMS e R$260 para a comunidade externa. Serão oferecidas 10 bolsas para candidatos que comprovarem renda mensal individual limitada a até dois salários mínimos ou renda mensal familiar limitada a até quatro salários mínimos.
De acordo com a coordenadora do programa de extensão “PROGELI – UFMS: ensino de línguas”, Marta Banducci Rahe, a novidade para este primeiro semestre de 2020 é o curso de língua Terena. “Fomos procurados por um acadêmico da instituição que é Terena e já trabalha como professor na sua comunidade. É uma proposta nova e já tem interessados de instituições de outros estados nos perguntando sobre o curso. Acredito que é também papel do nosso projeto e da nossa instituição oferecer cursos nessas línguas para a nossa comunidade”, afirmou.
A docente reforçou que além dos idiomas já citados será aberto também o curso de Português como Língua de Acolhimento, com 30 vagas. “O intuito é auxiliar os imigrantes e refugiados que estão sentindo dificuldades com o idioma e precisam se integrar à comunidade, que buscam emprego, por exemplo. Especificamente para esses alunos não haverá cobrança de taxa”, informou.
Ainda segundo a coordenadora o projeto de ensino de línguas existe há mais de 20 anos na Universidade promovendo a formação dos acadêmicos bolsistas ministrantes e ofertando à comunidade cursos de qualidade a preços acessíveis. “Além de contemplar a sociedade, o Progeli ajuda na formação dos nossos alunos, especialmente de Letras, que compõem a maior parte do quadro de professores. Eles vão adquirindo experiência e novos conhecimentos ainda no processo de formação. Além disso estamos desenvolvendo uma pesquisa no projeto sobre a formação de professores, com isso o Progeli abrange o ensino, a pesquisa e a extensão”, finalizou.