G1/LD
A Unicamp aplica a primeira fase do vestibular 2018, neste domingo (19), para 83,7 mil inscritos, que disputam 3.340 vagas em 70 opções de cursos de graduação. A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) alerta que os candidatos devem chegar ao local às 12h (horário de Brasília). O acesso para as salas de aulas será permitido até as 13h.
Nesta edição, a universidade testará pela primeira vez uma tecnologia capaz de identificar sinais de celular e radiofrequência para evitar "colas eletrônicas" durante o processo seletivo.
Cidades com provas no estado de São Paulo:
No estado de São Paulo, as provas serão nas cidades de Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Capitais
As provas também serão feitas em três capitais, segundo a organização. Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE) retornaram para a lista, depois de ausentes por quatro e cinco anos, respectivamente. A outra capital que mantém local de prova é Brasília (DF).
1ª etapa
A primeira etapa do vestibular será composta por 90 questões de múltipla escolha. Serão 13 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 13 questões de matemática, 9 questões de história e 9 questões de geografia (incluindo filosofia e sociologia), 9 questões de física, 9 questões de química, 9 questões de biologia, 7 questões de inglês, mais 12 questões interdisciplinares. De acordo com a Comvest, cada questão terá quatro alternativas.
Cada candidato terá o tempo máximo de cinco horas para terminar a prova, mas poderá deixar a sala de exame após 3 horas e 30 minutos. Itens permitidos
documento de identidade original indicado na inscrição
caneta de cor preta em material transparente
lápis preto, borracha, régua e compasso transparentes
água, sucos, doces
uso de bermudas e vestimentas leves.
Proibidos
celulares ou equipamentos eletrônicos
relógios digitais
corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto
bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova
Observações
Segundo a Comvest, o candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas eles devem ficar no chão, ao lado da carteira. Além disso, terá de desligar o celular e guardá-lo em embalagem que será fornecida pela comissão ao entrar na sala - a retirada pode ser feita após a saída do prédio.
Pontuação
A Unicamp utiliza a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - parte de conhecimentos gerais - para compor a nota final da primeira fase, desde que ele tenha autorizado no formulário de inscrição. A atribuição ocorre por meio de padronização; veja aqui.
Além disso, a universidade concede aos participantes do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), após o vestibular, 60 pontos à nota final da primeira fase. Quem for convocado para a segunda etapa terá acréscimo de 90 pontos à nota da redação e 90 pontos à nota de cada prova que compõe a nota final da segunda fase, segundo manual disponível no site da Comvest.
Além disso, candidatos inscritos no grupo e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (segundo classificação do IBGE) receberão outros 20 pontos à nota final da primeira fase; enquanto que os convocados para a etapa seguinte terão mais 30 pontos à nota da redação e mais 30 na nota final da segunda fase. Só será contemplado quem fez a indicação durante o período de inscrição.
Segundo a Comvest, são beneficiários do Paais candidatos que fizeram todo ensino médio regular ou ensino médio supletivo (presencial, semipresencial ou a distância) na rede pública nacional; ou quem terminou o ensino médio por meio de exames nacionais como Enem - até 2016 - ou Encceja.