Band/LD
O pedido da Agência Mundial Antidoping (WADA) de suspender a Rússia de todas as competições de atletismo, inclusive os Jogos Olímpicos do Rio-2016, ligou o sinal de alerta nas autoridades brasileiras que controlam o doping no esporte.
Marco Aurélio Klien, secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), falou nesta terça-feira, que a entidade quer evitar ao máximo os casos de doping envolvendo atletas brasileiros.
“A meta da ABCD é de que haja zero caso de dopagem envolvendo atletas brasileiros no Rio 2016. Este trabalho tem por objetivo garantir que nenhuma medalha brasileira seja comprometida depois”, disse em entrevista ao programa ‘Esporte Notícia’, da Rádio Bandeirantes.
Para Klein, a decisão de suspender a Rússia dos Jogos do ano que vem cabe exclusivamenteà WADA.
“Acho que a decisão transcende a agencia mundial e o relatório propõe banimento de atletas, treinadores e não temos participação nenhuma nos processos. Um atleta que faz uso de dopagem rouba o lugar no pódio de um atleta que tem talento, treina muito e se dedica ao seu esporte”, completou.
O secretário disse também que a agência vem fazendo um trabalho preventivo no combate ao doping.
“Os processos que possam acontecer para fraudar, também são perseguidos. Hoje os controles são feitos durante os treinamentos e em períodos fora de competição”, completou.