Globo Esporte/LD
Assim como no ano passado, o Cruzeiro inicia a temporada credenciado a brigar pelos títulos que vai disputar. Isso, claro, pela força do elenco e, também, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo técnico Mano Menezes. Em 2018, o treinador repetiu o feito do ano anterior e levou a Raposa a mais uma conquista da Copa do Brasil. Asém disso, o time cruzeirense ainda faturou o título do Campeonato Mineiro.
Em 72 jogos oficiais disputados em 2018, o Cruzeiro de Mano Menezes venceu a metade, 36, empatou 18 e perdeu 18. Um aproveitamento de 58,3% dos pontos disputados. A equipe marcou 90 gols e sofreu 55, com um saldo positivo de 35 gols.
Mas não foram "apenas" os dois títulos conquistados pela Raposa que marcaram o ano de 2018 de Mano Menezes. O treinador alcançou uma marca importante no clube nesta temporada. Ele passou a ser o quinto técnico que mais comandou o time na história.
Na vitória de 2 a 1 sobre o América-MG, no dia 4 de novembro, no Independência, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, Mano completou 187 jogos à frente da equipe cruzeirense e se igualou a Ênio Andrade, que trabalhou na Raposa entre o fim da década de 1980 e início da de 1990.
No jogo seguinte, na derrota de 2 a 0 para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, passou a ser, sozinho, o quinto técnico com mais partidas no comando do Cruzeiro. Mano está atrás de Ilton Chaves (362 jogos), Levir Culpi (257), Niginho (256) e Ayrton Moreira (206).
O treinador terminou 2018 com 193 partidas, somando as duas passagens que teve na Raposa, em 2016 (16 jogos) e desde julho de 2017 (o clube leva em conta as partidas em que Mano esteve afastado para um tratamento dermatológico). Claro que as conquistas dão ao treinador a confiança de diretoria e torcida para seguir com o trabalho e aumentar ainda mais o seu histórico de jogos com o time.
E onde pode chegar em 2019?
Se repetir os dois últimos anos e terminar a nova temporada no comando do Cruzeiro, Mano Menezes vai comandar o time em, pelo menos, mais 57 partidas. Isso porque o time vai disputar, no mínimo, 11 jogos da primeira fase do Campeonato Mineiro, seis da fase de grupos da Copa Libertadores, dois das oitavas de final da Copa do Brasil e 38 do Campeonato Brasileiro. Claro, na medida em que avançar no Mineiro, Libertadores e Copa do Brasil, o número de partidas vai aumentar, bem como no caso de uma conquista da Libertadores, que ainda fará com que a equipe dispute o Mundial de Clubes no fim do ano.
Mas, se fizer em 2019 pelo menos os 57 jogos já programados, Mano vai chegar aos 250 sob o comando do time cruzeirense, ficando assim a apenas sete de se igualar a Levir Culpi e entrar no top 3 da lista de treinadores do clube. Vale lembrar que Mano não vai demorar para ser o quarto treinador com mais jogos comandados, uma vez que está a 13 partidas de alcançar a marca de 206 jogos e se igualar a Ayrton Moreira.