Globo Esporte/LD
Lionel Messi pode não ser o favorito para seguir como dono da Bola de Ouro, afinal, não conquistou os principais títulos do ano com Barcelona e Argentina (Liga dos Campeões e Copa América). Mas o craque argentino tem pelo menos os números a favor. Ao marcar sobre o Manchester City, na terça-feira, pela Champions, ele foi o primeiro jogador a chegar aos 50 gols em 2016, segundo levantamento do site “OGOL”.
Messi atingiu a marca com 53 jogos (média de 0,94), distribuídos em 44 pelo Barcelona (43 gols) e nove pela Argentina (sete gols). Ele pode entrar em campo ainda mais 12 vezes até o fim do ano (dez pelo Barça e duas pela seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo). Ou seja: se mantiver o ritmo, vai ultrapassar 2010 (60 gols) como seu segundo melhor ano na carreira – atrás apenas de 2012, quando foi às redes em incríveis 91 oportunidades. Veja na tabela o seu desempenho ano a ano desde 2009, quando ultrapassou pela primeira vez os 40 gols.
O uruguaio Suárez, seu companheiro de ataque no Barcelona, é o segundo da lista, com 46 gols em 49 jogos, enquanto o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) completa o pódio com 44 gols em 48 partidas. Em quarto estão empatados o sueco Ibrahimovic (PSG e Manchester United) e o colombiano Borja (Atlético Nacional e Cortuluá), único sul-americano do top-5, com 39 gols. O polonês Lewandowski (Bayern) e o israelense Zahavi (Maccabi Tel Aviv e Guangzhou Ramp;amp;F) estão empatados com 38.
Neymar vem atrás, com 28 gols (10 pelo Brasil e 18 pelo Barcelona). No Brasil, o líder é Robinho, do Atlético-MG, com 24 gols (confira a lista do Prêmio Friedenreich).
Artilheiros de 2016:
- Messi: 50
- Suárez: 46
- Cristiano Ronaldo: 44
- Ibrahimovic e Miguel Borja: 39
- Lewandowski e Zahavi: 38