Assessoria/AB
O campo-grandense Ayhan Zanella, do Colégio Dom Bosco, é campeão dos Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos. O judoca foi o primeiro na categoria -90Kg e acumulou sua quinta medalha nos escolares, na manhã de hoje, no Centro de Convenções de João Pessoa.
A medalha de ouro foi a primeira conquistada pelo Estado na competição. Ayhan faz parte da delegação de Mato Grosso do Sul, comandada pela Fundesporte e que foi à Paraíba com apoio do Governo do Estado.
Vice-campeão da categoria -81kg, em 2015, Ayhan subiu de peso e manteve o bom desempenho. “Decidi junto com meu sensei e meus pais que era melhor mudar de categoria porque estava muito sacrificante manter o peso. Até para minha saúde foi melhor. Graças a Deus deu tudo certo”, contou o garoto que desde o ano passado integra a seleção nacional.
Para chegar ao lugar mais alto do pódio, disputou cinco lutas, com um atleta de cada região do país. A estreia foi contra o judoca de Amazonas. Em seguida, o atleta de Mato Grosso do Sul superou o alagoano com uma imobilização. A terceira luta foi um duelo regional contra Mato Grosso. Concentrado, Ayhan dominou o combate. Com agilidade escapou de um golpe e imobilizou o adversário.
A semifinal foi contra o Rio de Janeiro. O judoca sul-mato-grossense derrubou o adversário num golpe que valeu wazari. Em seguida, no trabalho de solo conseguiu estrangular o carioca que bateu e desistiu da luta.
O combate decisivo foi o mais longo do dia. Ayhan tomou a iniciativa da luta, mas o catarinense conseguiu se defender bem. O campeão só foi conhecido a 13 segundos do fim. O judoca campo-grandense derrubou o adversário, foi pontuado com um yuko e garantiu a medalha de ouro.
“Eu estou muito feliz. É sempre muito bom representar meu Estado e meu colégio. Este é meu último ano e saio como tricampeão escolar. Agora é treinar mais para ganhar o Sul-Americano e o mundial”, disse Ayhan que coleciona três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze nos Jogos Escolares da Juventude.
Judoca desde os cinco anos, o aluno do colégio Dom Bosco encontrou no esporte o meio para se tornar alguém fora de série. A calma e a concentração demonstradas nas lutas foram adquiridas no treinamento. “Eu via os animes na tv e dizia que queria ser como um ninja. Comecei a lutar judô para me acalmar porque disseram que eu era hiperativo e hoje não sei viver sem. Vou continuar treinando para participar dos jogos universitários, de campeonatos mundiais e dos Jogos Olímpicos de 2020 ou 2024”, planeja Ayhan.
Os Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos – reúnem os melhores atletas escolares do país para disputas em 13 modalidades. As competições começaram hoje e seguem até o dia 19. Até domingo a briga por medalhas é no atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.