Sheila Forato
Com atleta de Coxim, o goleiro Eduardo Introvini, a seleção brasileira de Handebol 35 se consagrou tricampeã da Copa América, disputada entre os dias 15 e 18 de agosto, em San Juan, Porto Rico.
Para chegar à final, a seleção brasileira derrotou as equipes da República Dominicana, Porto Rico, Porto Rico B e Orlando. A final foi disputada contra a República Dominicana.
Segundo o goleiro coxinense, foi um jogo duro, do início ao fim. Além de Eduardo, Mato Grosso do Sul tem outro representante na seleção brasileira, Rafael, de Campo Grande que, inclusive, já defendeu o time de Coxim, o Pantaneiros Handebol Clube.
O time de Coxim vem ganhando espaço, conforme Eduardo Introvini, e se destacando nacionalmente, como na Brazil Master Cup, certame realizado anualmente em São Paulo e no nordeste. Este ano, a disputa será em Natal (RN).
“É muito bom vestir a camisa da seleção brasileira, poder representar Coxim dentro e fora do país, voltando com o título. É uma pena o Handebol não ser valorizado em nosso Estado”, ponderou o goleiro. Ele explica que é difícil conseguir apoio e patrocínio para as equipes.
Para Eduardo, os departamentos de esportes dos municípios deveriam dar atenção à modalidade, pois, falta reconhecimento. “O que faz o Handebol dar certo no Brasil é a iniciativa individual, seja para jogar ou tocar projetos de formação de base. É, praticamente, o único esporte que não é ensinado nas escolas, mas, o país é destaque na modalidade”, desabafou.