Globo Esporte/LD
Um dia após desembarcar na Rússia, a seleção peruana fez seu primeiro treino no país da Copa do Mundo nesta segunda-feira. Em uma atividade aberta à imprensa e ao público, Paolo Guerrero amp;amp; cia. trabalharam por cerca de duas horas na Arena Khimki, nos arredores de Moscou. O técnico Ricardo Gareca não quis descanso e comandou um treino intenso. Um grupo de peruanos na arquibancada "esquentou" o frio com cantos e bandeiras, o que empolgou os atletas.
É emocionante estar na Rússia, sentimos o carinho da torcida em todos os lugares que vamos. É muito gratificante sentir o apoio do nosso povo. Nos motiva a trabalhar da melhor maneira para dar o que eles merecem - disse o defensor Anderson Santamaria.
Nós nos sentimos muito bem pela presença da torcida, isso nos dá mais confiança - completou o meio-campista Renato Tapia.
Entre as bandeiras do Peru havia uma até do Lokomotiv, clube russo do atacante Farfán e atual campeão nacional. O meia Cueva, do São Paulo, e o lateral-esquerdo Trauco, do Flamengo, também participaram da atividade. O elenco trabalhou finalizações e realizou ainda um treino tático em campo reduzido. Na arquibancada, os peruanos comemoravam cada gol de Guerrero como se fosse uma partida.
A seleção treinada pelo argentino Ricardo Garega vem de três amistosos preparatórios para o Mundial: vitórias sobre Escócia (2 a 0) e Arábia Saudita (3 a 0) e um empate de 0 a 0 com a Suécia. A estreia dos peruanos na Copa será no próximo sábado contra a Dinamarca, em Saransk, pelo Grupo C.
Guerrero voltou a atuar pela seleção contra a Arábia e marcou dois gols. O atacante do Flamengo havia sido suspenso pelo TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) por 14 meses pelo doping causado por um metabólito de cocaína, mas no dia 31 de maio a Justiça suíça concedeu um efeito suspensivo para que o camisa 9 fosse liberado para atuar na Rússia.
A Arena Khimki pertence ao FC Khimki, da segunda divisão russa, mas também costuma ser usado pelo Dynamo de Moscou e o CSKA em partidas da elite ou até torneios europeus. O estádio, com capacidade para 18 mil pessoas, será usado durante toda a primeira fase para os treinamentos do Peru.