VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
22/06/2017 10:42:00
Com número 1 definido, Draft espera surpresas, negociações e brasileiros

Globo Esporte/LD

Este ano, não há expectativa em torno da primeira escolha do Draft da NBA, a liga americana de basquete. Já se sabe que o Philadelphia 76ers irá selecionar Makelle Fultz, de Washington, depois de uma troca com o Boston Celtics, que passou a ser o terceiro da lista. Com o mercado quente, a partir da segunda posição começam as surpresas, negociações e até a esperança de o Brasil voltar a ter um escolhido, o que não acontece desde 2014, quando Bruno Caboclo entrou em 20º para o Toronto Raptors, onde ainda procura se firmar. O evento começa às 20h (de Brasília), em Nova York.

  • Vem sendo tudo muito louco. Você vê os tuítes do (Joel) Embiid. Eu e Ben Simmons temos uma boa relação. Os fãs estão explodindo o Instagram, Twitter, tudo. Só mostrar o apoio deles - disse Fultz, na véspera do Draft, em evento realizado em Nova York.

Depois de Fultz, os principais jogadores do Draft são Lonzo Ball, de UCLA, e Josh Jackson, de Kansas. Lonzo ficou famoso não apenas pelo seu talento, mas pelo pai falastrão, que já arrumou encrenca com uma série de jogadores da NBA. Ele fez apenas uma apresentação apostando que será escolhido pelo Los Angeles Lakers, time de sua terra natal.

O Boston Celtics será o terceiro a escolher. Não se sabe ainda que decisão o time tomará. É possível que a use para fazer trocas em busca de jogadores prontos para capacitar seu elenco e ter condições de encarar o Cleveland Cavaliers na disputa pelo título da Conferência Leste.

Qualquer jogador formado nas universidades americanas pode ser escolhido. Estrangeiros nascidos em 1995 também estão inscritos automaticamente. Fora dessa lista, são 63 universitários que ainda não se formaram e 10 prospectos internacionais disponíveis, entre eles dois brasileiros: Georginho e Mogi, ambos do Paulistano, vice-campeão do NBB, o Novo Basquete Brasil.

São duas rodadas de Draft, com 30 escolhas em cada. Na primeira, Cleveland Cavaliers, Golden State Warriors, LA Clippers e Memphis Grizzlies não têm escolhas. Isso ainda pode mudar caso aconteça alguma negociação antes do início do evento.

Na temporada passada, os Sixers tiveram a primeira escolha e apostaram em Ben Simmons, que, assim como Fultz, era considerado o melhor jogador entre os disponíveis. No entanto, ele se machucou e não conseguiu atuar em um jogo sequer.