GE/PCS
O Comitê de Ética da Fifa divulgou nesta quarta-feira o nome de todos os dirigentes da entidade que estão sob investigação. Entre os 11 nomes está o do brasileiro Ricardo Teixeira, que deixou o Comitê Executivo em 2012, quando também abandonou a presidência da CBF. Os outros dez nomes são Joseph Blatter, Jérôme Valcke, Michel Platini, Worawi Makudi, Jeffrey Webb, Amos Adamu, Eugenio Figueredo, Nicolás Leoz, Angel Maria Villar e Franz Beckenbauer.
Os casos de Villar e Beckenbauer já estão em estágio mais avançado e foram repassados para Câmara de Decisão. A Câmara de Investigação confirmou que há processos em curso contra Blatter e Platini pelo pagamento de 2 milhões de francos suíços feitos pelo presidente da Fifa ao francês em fevereiro em 2011.
O Comitê de Ética tem o prazo de 90 dias (contando a partir de 8 de outubro) para concluir o caso de Blatter, Platini e também de Jérôme Valcke, afastado das funções de secretário-geral da Fifa por suspeita de envolvimento num esquema fraudulento de venda de ingressos.
Com exceção dos processos contra Blatter, Platini e Valcke, os demais eram tratadas em segredo pela Fifa. A suspeita - não confirmada - que recai sobre os demais tem a ver com a escolha da Rússia e do Catar como sedes das Copas das 2018 e 2022. A divulgação de casos em andamento foi uma novidade aprovada nesta semana pelo Comitê Executivo da entidade.