Globo Esporte/LD
A contratação de Alexandre Pato não encerra a atuação do São Paulo no mercado. O clube adotou a estratégia de pagar menos no primeiro ano de contrato do atacante justamente para ter fôlego financeiro em busca de outros reforços pedidos por Cuca.
O Tricolor, inclusive, prometeu ao treinador que o dinheiro gasto na transferência de Pato não inviabilizaria a contratação de novos jogadores. Cuca quis ter essa segurança, pois sabe que o orçamento do clube foi readequado após a queda na Copa Libertadores.
Cuca assume o comando do São Paulo na próxima terça-feira, dia 2 de abril, mas, desde que foi anunciado como novo treinador da equipe, ele trabalha nos bastidores na montagem do elenco para o restante da temporada.
Depois de ser convencido pela diretoria da necessidade de contratar Alexandre Pato e de ter tido papel fundamental nas conversas com o atacante, Cuca quer, agora, contrapartidas para reforçar outros setores do time.
O problema para o São Paulo é que o momento não é favorável para buscar jogadores. No mercado nacional, os clubes estão no meio dos campeonatos, e esse período de abril não costuma ter grandes movimentações. Ou seja, há menos opções.
No mercado internacional, os clubes estão caminhando para o fim da temporada e não há como repor eventuais saídas. Além disso, as transferências internacionais são mais comuns durante a janela de verão europeu, no meio do ano.
Tchê Tchê, do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e Keno, do Pyramids, do Egito, foram nomes falados, mas são considerados difíceis. Até agora, nenhuma das duas tentativas por empréstimo deu certo. O São Paulo não desistiu de Tchê Tchê. O caso de Keno é considerado mais complicado pelo alto custo. Por outro lado, Marquinhos Calazans, do Fluminense, tem situação mais viável.
O meia-atacante do time carioca pode ser envolvido em troca com Nenê depois dos estaduais. Fora isso, o técnico ainda pediu mais um segundo volante, um lateral-direito e um zagueiro – há a possibilidade de Arboleda sair no meio da temporada. Também não está descartada a contratação de um outro meia.