VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
23/11/2016 08:12:00
Cuca, Mattos, elenco... Palmeiras aguarda eleição para definir futuro

Globo Esporte/LD

O Palmeiras oficializará Mauricio Galiotte, atual vice de Paulo Nobre, como presidente no próximo sábado. Candidato único na eleição marcada pelo clube, ele iniciará o trabalho no dia 15 de dezembro com importantes decisões a serem tomadas. As principais são as possíveis permanências do técnico Cuca e do diretor de futebol Alexandre Mattos.

Ambos têm vínculo com o Verdão até o fim deste ano e ainda não têm permanência garantida para a próxima temporada. Focado na briga pelo título brasileiro, Nobre adiou o assunto – também a pedido de ambos, que não queriam se preocupar com outros assuntos que não o dia a dia na corrida pela taça.

Cuca já deu diversos indícios de que pode deixar o Palmeiras em 2017. Primeiro, acenou com um possível retorno à China, país onde trabalhou nos anos de 2014 e 2015 – e no qual considera ter uma "missão a ser concluída", em relação ao desenvolvimento do esporte no local. Depois, levantou a possibilidade de viajar para a Europa e conhecer o trabalho de clubes italianos.

Ciente da possível saída do atual treinador, a diretoria alviverde já tem no radar alguns nomes para substitui-lo. A cúpula não seria surpreendida caso Cuca anunciasse que não pretende renovar para a próxima temporada. Roger Machado, atualmente sem clube, e Eduardo Baptista, técnico da Ponte Preta, são nomes que agradam.

Alexandre Mattos, por sua vez, ainda faz mistério em relação à permanência. Pivô da montagem do elenco do Cruzeiro, bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, e também do grupo do Palmeiras, campeão da Copa do Brasil em 2015 e próximo de levar o Brasileirão nesse ano, o dirigente desperta interesse de outros clubes.

Independentemente do que acontecerá em 2017, tanto Cuca quanto Mattos trabalharam de maneira acelerada para montar o elenco do ano que vem. O Palmeiras já fechou com três reforços: os meio-campistas Hyoran e Raphael Veiga, além do atacante Keno. Outro que pode chegar é o meia venezuelano Alejandro Guerra, destaque do Atlético Nacional, da Colômbia.

Porém, ainda há diversas decisões a serem tomadas. Jogadores importantes do elenco, como Alecsandro e Jailson, têm contrato somente até o fim deste ano. A promessa ao grupo de jogadores é que, com o título brasileiro confirmado e o novo presidente empossado, as reuniões para discutir os vínculos começarão imediatamente.

A entrada de Galiotte na vaga de Nobre é vista com bons olhos tanto pela situação quanto pela oposição do Palmeiras. De perfil conciliador, o próximo presidente do Verdão tem a oportunidade de selar paz ainda maior nos bastidores do clube – especialmente pelo momento que o clube vive, com time, arena e sócios-torcedores em alta.